Veja quais são as formas de parar a tosse seca noturna: 4 dicas simples

Para acalmar a tosse seca noturna, pode ser interessante tomar um gole de água, evitar o ar seco e manter os cômodos da casa sempre limpos

Dr. Bruno l. Alencar
otorrinolaringologista
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A tosse noturna é uma defesa do organismo e tem como principal função a eliminação de elementos estranhos e secreções das vias respiratórias. Esta tosse é bastante incômoda e cansativa, mas pode ser solucionada com medidas simples.
No entanto, é importante procurar o médico quando a pessoa não consegue dormir devido a tosse, quando a tosse é muito frequente e ocorre em mais de cinco dias por semana ou quando é acompanhada de catarro, febre ou outros sintomas que podem indicar algo mais grave, como a presença de tosse com sangue.
Hidratar a garganta
Tomar um gole de água em temperatura ambiente ou tomar um gole de chá morno quando a tosse aparecer, pode ser interessante para parar a tosse noturna. Isso vai manter a boca e a garganta mais hidratada, o que ajuda a acalmar a tosse seca. Leite morno adoçado com mel também pode ser uma boa opção, que ajuda inclusive a pegar no sono mais rápido, porque combate à insônia.
Manter as vias aéreas limpas
Além de evitar o catarro tomando todas as medidas necessárias, é importante evitar o acúmulo de secreções sólidas dentro do nariz, limpando-o com um cotonete úmido, por exemplo. Pode ser interessante também fazer uma nebulização ou aproveitar o vapor quente do banho para assoar o nariz para que fique desobstruído.
Evitar o ar seco dentro de casa
Para que a casa fique com o ar menos seco, é recomendado deixar um balde de água perto do ventilador ou do ar condicionado. Uma outra possibilidade é molhar uma toalha com água morna e deixá-la em cima de uma cadeira, por exemplo.
Usar um umidificador de ar também pode ser útil, e este pode ser usado para fazer aromaterapia, o que acalma a tosse e confere um aroma agradável dentro de casa.
Manter a casa limpa
A tosse seca e irritativa geralmente está relacionada a algum tipo de alergia respiratória e por isso manter a casa e o local de trabalho sempre bem limpos e organizados podem fazer toda a diferença, acalmando a tosse. Algumas dicas que podem ajudar, são:
• Manter a casa sempre bem arejada, abrindo as janelas sempre que possível;
• Retirar os bichinhos de pelúcia, cortinas e tapetes da casa;
• Limpar diariamente a casa, sem usar produtos com cheiro forte;
• Retirar o excesso de objetos e papéis, principalmente por baixo das camas, dos sofás e de cima dos armários;
• Guardar travesseiros e colchões em capas anti-alérgicas;
• Colocar os colchões e travesseiros no sol sempre que possível;
• Trocar os travesseiros e as almofadas periodicamente porque eles acumulam ácaros que são prejudiciais à saúde.
Estas medidas devem ser adotadas como um novo estilo de vida e por isso devem ser mantidas por toda a vida.
O que piora a tosse à noite
A tosse noturna pode ser causada por gripes, resfriados ou alergia, por exemplo. A tosse noturna é irritativa e excessiva, podendo dificultar o sono, já que quando a pessoa se deita, a drenagem das secreções das vias respiratórias fica mais difícil, favorecendo o seu acúmulo e estimulando a tosse. As principais causas de tosse noturna, que afeta especialmente as crianças, são:
• Alergia respiratória como asma ou rinite;
• Infecção viral recente das vias respiratórias, como gripe, resfriado ou pneumonia;
• Presença de corpos estranhos dentro do nariz, como feijão caroço de milho ou pequenos brinquedos;
• Aspiração de fumaça ou de vapores que podem inflamar os tecidos do nariz e garganta;
• Tensão emocional, medo do escuro, medo de dormir sozinho;
• Refluxo gastro-esofágico: quando o alimento volta do estômago para o esôfago irritando a garganta.
Uma outra possível causa da tosse noturna é o aumento da adenoide, uma estrutura protetora entre o nariz e a garganta, que favorece o acúmulo de secreções.