6ª edição do Café da ACIAI discute a excelência na gestão de talentos

Assessoria ACIAI

A Associação Comercial e Empresarial de Irati (ACIAI) realizou a 6ª edição do Café da Aciai com um tema de grande relevância para o mundo corporativo: “Gestão de talentos: construindo um time de alta performance”. O evento, que reuniu empresários, gestores e profissionais de diversas áreas, aconteceu na sede da entidade e teve como palestrante José Henrique Saviani, renomado ex-atleta profissional de basquete e, atualmente, Diretor de Relações Institucionais da UniCesumar. Ainda, contou com a participação do ex-jogador de futebol profissional, Mauricio Ramos.

Durante o encontro, Saviani compartilhou suas vivências e expertise, abordando a importância da contratação de bons colaboradores e as estratégias de como lidar com a nova geração presente nas empresas, uma grande dúvida dos empresários. Ele ressaltou que, assim como no esporte, a gestão de talentos nas empresas é essencial para a obtenção de resultados consistentes e o crescimento sustentável dos negócios.

“Não basta você viver de ideias, de desejos, devaneios, sonhos e projetos, mas sim colocar em prática todo o conhecimento adquirido, o senso de inovação. Precisamos entender que existe uma nova geração, uma nova cultura, mas não podemos deixar de lado também as nossas experenciais vividas ao longo de uma trajetória”, comenta.

Ainda, Saviani respondeu diversos questionamentos do público presente e em uma das respostas, ele comentou sobre a nova geração no mercado de trabalho e as dificuldades enfrentadas pelos empresários. “Precisa acontecer uma mescla entre o novo e o tradicional, é preciso conhecer a realidade das pessoas que estão inseridas no nosso contexto, isso faz com que a gente consiga se destacar dentre outras empresas, cidades, enfim, produzir, porque é desta forma que alcançamos o sucesso. Hoje, o empresário precisa estar atento e conhecer o perfil do seu colaborador, valorizar, saber de fato liderar com sabedoria”.

Na ocasião, o vice-presidente dos Assuntos do Comércio da ACIAI, Oscar Muchau, esteve presidindo o encontro e disse que “foi muito importante ouvir estes dois esportistas que falaram sobre comportamento, a questão de admitirmos pessoas com perfis ideais para as empresas e isso é magnifico, o esporte traz muito isso, precisa de competitividade, do treinamento e as pessoas só se tornam pessoas de alta performance quando estão contemplando todo o processo de engrandecimento. A reunião foi muito produtiva, o assunto foi do agrado de todos”.

Participando da palestra e fazendo contribuições pertinentes, o ex-jogador de futebol profissional, que já passou ela equipe do Palmeiras, Mauricio Ramos, falou sobre como é possível identificar um líder. “Eu trabalhei com grandes profissionais e entendi que para saber identificar um líder você precisa prestar atenção em alguns detalhes. Um líder é aquele que se preocupa com as pessoas, que cobra no momento certo, vai chamar atenção, tentar passar experiência, vai também saber elogiar e agradecer. Na minha carreira, me tornei uma dessas pessoas, pois sempre aprendi a ouvir e desenvolver o que um líder precisa ser, um motivador. Assim como no futebol, eu acredito que as empresas funcionam de forma parecida, pois até pode existir um capitão, mas todos devem ser líderes e contribuir para o sucesso”, disse.

O diretor de Assuntos Jurídicos da ACIAI, Michael Silva, foi o intermediador para a vinda dos dois esportistas ao Café da ACIAI e ele falou sobre o sucesso do evento. “É uma alegria poder estar reunido com os empresários, pois o desenvolvimento da nossa região está diretamente ligado com está classe comercial. Foi um encontro proveitoso, falando sobre esta geração no mercado de trabalho e as dificuldades encontradas na hora da contratação e no desenvolvimento humano, o Savisni trouxe uma visão, diria até inovadora, para tratar destes desafios, foi um momento muito importante para todos tenho certeza”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.