Festa de São Cristóvão mais antiga do Brasil quer unir motoristas

Assessoria e Nilton Pabis

A festa de São Cristóvão mais antiga do Brasil, que acontece na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Luz busca nesta edição unir motoristas numa festividade voltada para a categoria. Os festejos começas  a partir do dia 20 de julho, mas a maior concentração será no dia 30.

Segundo os organizadores da Festa, a busca sempre foi cultuar o Santo que protege os motoristas. Mas são os caminhoneiros que levam esta devoção com maior fervor. Geralmente ao iniciar um dia de trabalho na estrada ou iniciar uma viagem, o motorista pede a proteção de São Cristóvão. É neste sentido que a festa deste ano busca fortalecer esse encontro entre os motoristas e a fé em São Cristovão. Segundo Oscar Muchau, a comissão conversou com lideres de motoristas para entender o que é preciso fazer para aumentar a participação nesta tradicional festa. “Houve uma conversa com o Passarinho (Marcos Pedroso), com o Juliano, presidente da ATIR (Associação dos Transportadores de Irati e Região) e com o Angelo Pires ( Zabezinho) buscando este entrosamento entre motoristas e comissão organizadora para uma maior participação” disse Oscar.  Herculando Batista disse que a programação foi pensada em trazer entretenimento para os participantes da Festa, e ter uma programação voltada tanto religiosamente quanto na parte festiva pra eles. “E importante que eles se sintam parte da festa”, disse.

Festa de São Cristóvão em Irati completa 75 anos

“Trazer o Paulinho do Santo Fole que recentemente gravou um álbum apenas com musicas que fala da vida do caminhoneiro, o radialista “Nego da T” que tem programa na madrugada que é voltado para o caminhoneiro são fatores que buscam trazer o caminhoneiro para a festa, além de outras atividades como atividades voltadas para a saúde e bem estar dos irmãos da estrada são passos importantes para ampliar o numero de motorista na festa, afirma Passarinho. 

A festa é incrementada por eventos que são alusivos a ela como a 22ª Festa do Agricultor e 15ª Corrida de São Cristóvão.

A comissão organizadora ainda esta realizando atividades como venda antecipada de cartões de churrasco que estará sendo vendido a R$ 75,00 a unidade, com media de peso de aproximadamente 1,3 kg. “Estamos procurando fazer uma carne de boa qualidade e uniforme para atender a todas as pessoas de forma igualitária e que todos fiquem contentes, afirmou JulioZanlorenzi.

A solenidade tem início com a novena em honra ao padroeiro dos motoristas e viajantes, sendo realizada de 20 a 28 de julho, todas as noites, na Igreja Matriz. As celebrações serão presididas por diferentes sacerdotes da diocese e marcam a devoção histórica da comunidade ao santo. No dia 23 de julho será realizada a Corrida de São Cristóvão, com modalidades de Infantil a Adulto. As inscrições são até dia 20/07, pelo site: senhoradaluzirati.com.br. Já nos últimos dias do mês, de 28 a 30 de julho, será realizada a parte festiva com música, apresentações, venda de churrasco, porções, e comidas típicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.