Sanepar e UFPR promovem treinamento sobre conservação de mananciais

AEN

A Gerência de Pesquisa e Inovação da Sanepar (GPIN) e o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão com inscrições abertas para o Workshop de Estudos Biológicos para a Conservação de Mananciais. Gratuito, presencial e aberto ao público, o evento ocorrerá em 27 de novembro, às 9 horas, no Auditório do Tarumã, localizado em Curitiba. Será emitido certificado de participação. Para se inscrever clique AQUI.

Vinculado ao Departamento de Engenharia Ambiental (DEA) da UFPR, o LEC atua há mais de dez anos no desenvolvimento de estudos sobre interações ecológicas, biologia da conservação, espécies invasoras e homogeneização biótica, predominantemente com organismos aquáticos. No workshop serão apresentados os resultados de pesquisas de mestrado e doutorado realizadas no LEC.

Programação:

09h10 – Como podemos prever o impacto ecológico de espécies invasoras, com Larissa Faria, bióloga, mestre e doutoranda em Ecologia e Conservação pela UFPR. Larissa foi bolsista Fulbright e pesquisadora visitante na University of Washington – Seattle/EUA. Atualmente, pesquisa metodologias de previsão do impacto ecológico de espécies não-nativas invasoras, visando auxiliar no manejo destes organismos.

9h40 – Impactos de espécies não nativas zooplanctônicas, com Clemerson Richard Pedroso, graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estatual do Centro-Oeste do Paraná, mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual de Maringá e doutor em Ecologia e Conservação pela UFPR. Clemerson trabalha com taxonomia e ecologia de organismos zooplanctônicos de água doce e tem experiência com estudo de metacomunidade e modelos matemáticos de nicho bioclimático e distribuição de espécies.

10h30 – Impactos de bivalves invasores de água doce, com Juliani Giselli Prestes, graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Positivo, com mestrado e doutorado em Ecologia e Conservação pela UFPR. Juliani tem experiência em invasões biológicas, biomarcadores e macroinvertebrados aquáticos, com especialização em bivalves de água doce.

11h – Importância das áreas protegidas para ambientes aquáticos, com Laís Carneiro, engenheira ambiental pela Universidade Federal de Itajubá, com mestrado em Engenharia Ambiental pela UFPR. Doutoranda em Ecologia e Conservação pela UFPR, suas pesquisas têm o objetivo avaliar o impacto das espécies invasoras em unidades de conservação no Brasil e áreas protegidas globalmente. A pesquisadora também procura investigar variações espaço-temporais de espécies invasoras, particularmente na região neotropical.

Serviço:

Workshop de Estudos Biológicos para a Conservação de Mananciais

Data: 27 de novembro

Horário: 9 horas

Local: Auditório do Tarumã – Rua Engenheiro Antonio Batista Ribas, n°151 – Curitiba (pela lateral: Rua Engenheiro Farid Suruge)

Inscrições AQUI

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.