Consórcio Intermunicipal de Saúde atende em novo endereço em Irati

O novo local está localizado na Rua Dezenove de Dezembro, no edifício Pérola do Sul

Esther Kremer, com reportagem de Jaqueline Lopes

O Consócio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar) mudou a unidade de atendimento para a Rua Dezenove de Dezembro em Irati, no edifício Pérola do Sul. No local, também foi feita uma travessia elevada, para a segurança das pessoas que procuram pelo atendimento.
Todos os serviços de saúde prestados pelo CIS também foram reformados e reorganizados. O edifício Pérola do Sul comporta as salas do administrativo e ambulatório. Já na rua paralela,fica o CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial), e no Bairro Choma as especialidades odontológicas, apenas este serviço está separado. Todos os outros tratamentos prestados pelo CIS estão no edifício.


A presidente do CIS, Cleonice Schuck, comenta que perceberam a necessidade de um lugar mais amplo, pelo fato do prédio antigo já estar muito comprometido e ser pequeno, visto que a pandemia exige um distanciamento social, evitando aglomerações e o contágio pelo coronavírus.
Cleonice também fala que o espaço no edifício Pérola do Sul passou por algumas mudanças para poder comportar as 48 salas criadas para melhorar o atendimento, de uma forma organizada e com qualidade, passando um conforto aos pacientes dos nove municípios que fazem parte do CIS Amcespar.
Em relação ao trânsito no local, Cleonice explica sobre a construção da travessia elevada, pois existe um grande fluxo de automóveis na Rua Dezenove de Dezembro.“Nós informamos à Prefeitura de Irati sobre esta mudança para que eles pudessem analisar essa situação, junto ao Conselho de Trânsito e toda a equipe de engenharia, para procurar alguma solução que ficasse mais seguro”, disse.


A locomoção das pessoas dentro do novo prédio também foi uma novidade, pois no local antigo, devidoà quantidade de corredores, era difícil chegar com facilidade aos consultórios médicos.
Cleonice aponta que o CIS está recebendobastante elogios em relação às novas adaptações no local. “Recebemos elogios tanto dos pacientes quanto dos profissionais que aqui trabalham. Estamos bem otimistas em finalizar a nossa mudança, que aconteceu em poucos dias, também em dar um atendimento de maior qualidade e nesse prédio também temos a maior acessibilidade, temos um elevador que também facilita o acesso”, afirma a presidente.

“Estamos bem otimistas em finalizar a nossa mudança, que aconteceu há poucos dias. Também em dar um atendimento de maior qualidade e nesse prédio também temos uma maior acessibilidade”. Cleonice Schuck