Final de ano exige cuidados redobrados com a segurança

  A busca de lembranças e presentes para o Natal, além do pagamento do 13º aos trabalhadores, fazem o comércio movimentar no final de ano. Diante desse cenário é preciso redobrar os cuidados com a segurança para evitar surpresas desagradáveis, como assaltos, furtos e golpes. Em Irati e em toda a região a Polícia Militar está desenvolvendo a Operação Natal, contando com apoio do seu efetivo administrativo, além do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, para estar presente nos locais de comércio e grande circulação de pessoas. O objetivo é prevenir qualquer tipo de crime.

O comandante da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, major Joas Lins, ressalta que os cuidados devem partir tanto de quem está fazendo compras, como dos próprios comerciantes. Sempre devem prestar mais atenção durante e abertura e fechamento da loja, observar pessoas com atitudes suspeitas, aumentar a fiscalização do ambiente com os seus funcionários, ter monitoramento, não deixar mercadorias do lado de fora da loja, contagem de dinheiro realizar quando há pouca gente por perto e também cuidar ao enviar o quantias ao banco, explica.

O major também fala sobre os cuidados que as pessoas que estão fazendo compras devem ter, como dar preferência em realizar pagamento com cartão e não em dinheiro, bolsas fechadas e junto ao corpo, aqueles que fazem saques em bancos redobrar a atenção, inclusive para não cair em golpes de estelionatários, como do bilhete premiado.

A Polícia Militar ainda orienta as pessoas em relação ao período de férias, em que as famílias costumam viajar. Pedimos que se possível as casas tenham monitoramento e estejam bem fechada, isso melhora a segurança, explica o major. Ele orienta ainda que nesses casos é sempre bom conversar com um familiar, amigo ou vizinho para que observe a casa, se está tudo em ordem. Se houver movimentação estranha, pessoas diferentes, devem nos acionar através do 190, ressalta.

OPERAÇÕES O major Joas Lins explica que no final de ano a Polícia Militar desenvolve algumas ações específicas, como a Operação Natal e Operação Verão, a qual conta com alguns policiais do efetivo de todo o Paraná, que atuam na temporada de verão no litoral. Aqui utilizamos o efetivo administrativo e as equipes de serviço normalmente para haver presença maior de policiamento, informa.

FESTAS Em relação às festas de final de ano, o comandante da 8ª CIPM alerta sobre perturbação de sossego, ressaltando que é importante que quem se sinta incomodado que faça a representação. Além disso, destaca a embriaguez ao volante. Existe excessos nessa época, estamos com nossos bafômetros aferidos e vamos utilizar em operações, principalmente na virada de ano. A ideia é propiciar segurança. Pedimos que não se excedam, acrescenta.

Comentários estão fechados.