Informativo Prefeitura Municipal de Irati

Secom Irati

50% dos iratienses estão vacinados contra a Covid-19

O município de Irati atinge 50% da população iratiense vacinada com, pelo menos, uma dose da vacina contra a COVID-19. São 30.871 pessoas, sendo 29.384 com a primeira dose, 9.746 com a segunda dose e 1.487 dose única. 11.233 pessoas estão com o esquema completo de vacinação.

Tão importante quanto a primeira, é a segunda dose da vacina. É muito importante que todos fiquem atentos às datas na sua carteirinha e se vacinem.

Inscrições para o 43º Campeonato Varzeano de Futebol estão abertas

A 43ª edição do Campeonato Varzeano de Futebol de Irati está com inscrições abertas. Os times interessados em participar do campeonato devem se inscrever até o dia 20 de agosto. Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Esportes e Lazer de Irati, pelo telefone 3132-6266.

Secretaria de Cultura realiza cadastro de artesãos iratienses

A Secretaria de Cultura de Irati está realizando o cadastro de artesãos iratienses com objetivo de fazer um mapeamento, bem como, a descoberta de novos talentos.

A ficha deverá ser retirada e preenchida na Secretaria de Cultura, que fica ao lado da Casa da Cultura. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3907-3157.

Equipe de voleibol feminino participa da Copa Cataratas

No fim de semana, a equipe feminina de voleibol, que representa o município em competições, participou da Copa Cataratas, que aconteceu em Foz do Iguaçu. Nos três confrontos, o time perdeu para a equipe de Foz por 3 sets a 0, foi ao tie break com Marechal Rondon e venceu por 3 sets a 0 a equipe representante de Cascavel.

A Secretaria de Esportes e Lazer de Irati agradece e parabeniza a participação da equipe nesta competição, que foi preparatória para o Estadual da modalidade, que inicia no dia 14 deste mês.

Agradecimento aos patrocinadores Lojas Real, Antonio Auto Center, Posto Aquários, Autoescola Senno, Papelaria Freitas, Hiperfarma e Clínica Odontológica Fábio Freitas.

Provopar de Irati divulga cronograma de cursos para o mês de agosto

O Provopar de Irati está com inscrições abertas para diversos cursos gratuitos. As aulas serão realizadas no mês de agosto, sempre no horário das 13h às 17h, de forma presencial, com a adoção de todas as medidas de combate à Covid-19, como uso de máscara, álcool gel e a manutenção do distanciamento social. Serão ofertadas 15 vagas por curso. As inscrições para alguns cursos podem ser feitas diretamente no Provopar, que funciona no 2º piso da Rodoviária. Não serão reservadas vagas por telefone ou WhatsApp. Mais informações pelo telefone (42) 3907-3038.

Os cursos serão realizados em locais e comunidades diferentes. O curso de chinelo em pele será realizado na próxima semana, de 03 a 05 de agosto (terça a quinta-feira), na localidade de Coxinhos. Já o curso de pintura em pano de prato, que será feito no Conjunto Fragatas, terá aulas às quartas e sextas-feiras, nos dias 04, 06, 11 e 13. Para este curso, as inscrições podem ser feitas no CRAS Canisianas. Já o Centro Comunitário do Conjunto Santo Antônio receberá o curso de docinhos de festa de 09 a 11 de agosto (segunda a quarta-feira). As inscrições serão feitas pelo CRAS do bairro Lagoa.

O curso de bordado será realizado no Riozinho nos dias 11 (quarta-feira), 13 (sexta-feira), 18 (quarta-feira), 20 (sexta-feira) e 24 (terça-feira). Já para o curso de chinelo em pele que será feito no conjunto Fragatas, as inscrições podem ser feitas no CRAS Canisianas e as aulas serão realizadas de 24 a 26 de agosto (terça a quinta-feira). Moradores de Engenheiro Gutierrez podem se inscrever para o curso de pintura em pano de prato, que terá aulas às segundas e quartas-feiras, nos dias 16, 18, 23 e 25 de agosto.

Nova diretoria do Conselho Municipal de Cultura será eleita na terça (03)

Na oportunidade, será realizada a cerimônia de posse dos novos membros do Conselho, eleitos no dia 22 de junho, durante a 5ª Conferência Municipal de Cultura

O Conselho Municipal de Cultura de Irati (CMC) elegerá sua nova diretoria em reunião ordinária a ser realizada nesta terça-feira (03), com primeira chamada às 18h45 e a segunda às 19h. Conselheiros titulares e suplentes participarão do encontro online pela plataforma Google Meet. O link para a reunião será enviado por e-mail a cada integrante.

Na oportunidade, além da eleição, os novos membros da sociedade civil e política do CMC, eleitos durante a 5ª Conferência Municipal de Cultura, no dia 22 de junho, tomarão posse de seus cargos. Os membros da diretoria e composição antigas farão suas despedidas. Também será lida a ata da reunião realizada no dia 13/07. Além disso, será discutida a proposta de alteração entre titular e suplente da Comissão IV (Patrimônio Material) da Sociedade Civil do Conselho.

Durante a reunião, entre outros assuntos, os conselheiros irão discutir sobre a destinação dos recursos devolvidos ao município pelo Grupo Folclórico Italiano Chiaro Di Luna na ordem de R$ 3 mil, referentes ao Edital de Inexigibilidade nº 34/2020 e demais assuntos pertinentes à Lei Aldir Blanc.

Inicialmente, a reunião será comandada pela atual presidente, Maressa de Oliveira Macedo, que terá como 1ª secretária Mirian Guimarães.

Serviço de Abordagem Social está funcionando

Se você encontrar alguém dormindo nas ruas ou praças de Irati, basta ligar para a equipe do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), por meio do telefone (42) 99117-5939, informando o local onde está a pessoa. O serviço funciona 24 horas.

Para proteger as pessoas necessitadas, a Secretaria de Assistência Social de Irati colocou em funcionamento o Serviço de Abordagem Social. O programa conta com o apoio da população iratiense. Entre em contato assim que tiver conhecimento de alguma situação, pois esta é uma causa de todos. Fique atento, pois sua atitude pode salvar uma vida!

Saúde faz alerta para que população não se descuide dos sintomas da Covid-19

A média do número de casos novos de COVID-19 caiu. Mas, o número de pessoas investigadas também! E isso é preocupante! Não menospreze sinais e sintomas, por mais que você esteja vacinado ou tenha se contaminado no passado. Faça o exame e mantenha o isolamento domiciliar, pois você pode transmitir e colaborar para a manutenção da cadeia de transmissão.

Em Irati, o teste RT-PCR está disponível na Unidade Sentinela e pode ser feito já no primeiro dia de início dos sintomas. Também é possível fazer o teste rápido de antígeno, que está disponível para pessoas assintomáticas a partir do sétimo dia do último contato com um caso confirmado.

Caso você se enquadre em um destes dois casos, procure a Unidade Sentinela, localizada no Estádio Municipal Abrahm Nagib Nejm, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e no sábado, das 8h às 13h.

Palestra e encontro gratuitos sobre Haicai

O Haicai, a forma de poema mais curto do mundo, será tema de um encontro a ser realizado no próximo dia 18 de agosto, às 20h, numa iniciativa do Consulado Geral do Japão em São Paulo. O encontro será feito via internet e terá como proposta esclarecer sobre o que é haicai e ensinar sobre como fazer composições neste formato em português. O evento, que será gratuito, tem a parceria de divulgação do Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais. Os interessados podem se inscrever no link https://bit.ly/3yfALii.

O encontro terá participação de Madoka Mayuzumi, uma das principais haicaístas do Japão. Na oportunidade, ela fará uma apreciação dos poemas compostos com o tema proposto na palestra e oferecerá dicas sobre composição. A iniciativa tem parceria da Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e tem apoio na divulgação da Japan House São Paulo. A palestrante também irá tirar dúvidas dos participantes durante o evento.

Vacina contra Gripe está disponível para toda população

A Secretaria de Saúde de Irati está vacinando contra a Gripe toda a população com idade, a partir dos seis meses.

A população pode procurar as unidades de Gonçalves Junior, Vila São João, Ademar Vieira de Araújo, Lagoa, Guamirim, Pirapó, Pinho de Baixo, Riozinho, Engenheiro Gutierrez, Itapará, Palmital e Ildefonso Zanetti.

Não serão vacinadas pessoas que estiverem com sintomas gripais, que tenham sido vacinadas contra a Covid-19 há menos de 14 dias ou que tenham sido diagnosticadas com a doença nos últimos 30 dias.

Exposição do Concurso Irati em Imagens segue até 06/08

A Casa da Cultura está aberta, diariamente, das 13h às 17h, para visitação à Exposição de fotos e vídeos do Concurso Irati em Imagens. Na oportunidade, os visitantes também podem apreciar a sala permanente do artista iratiense, Primo Araújo, conhecendo sua história e trabalhos.

A exposição vai até a sexta-feira (06), dia em que também será realizada a entrega da premiação aos ganhadores da 10ª edição do Concurso.

Prefeitura faz alerta sobre venda ilegal de imóveis públicos

O setor de Habitação e a Procuradoria Geral da Prefeitura de Irati alertam a população de que está ocorrendo a comercialização ilegal de imóveis pertencentes ao poder público, localizados nos conjuntos habitacionais Joaquim Zarpellon, Daniel Bini, Vila Matilde, Jardim das Américas, PróMorar, Vila Nova, Pedreira, Planalto, Alto da Lagoa e Jardim Orquídea.

O setor de Habitação e a Procuradoria Geral orientam que, antes de realizar a compra, é necessário verificar a titularidade do imóvel no Setor de Habitação.

Informamos que a Prefeitura tomará as medidas, buscando a responsabilização na esfera civil e criminal, tanto de vendedores quanto compradores, quando constatada a má fé na alienação dos imóveis.

13ª Conferência Municipal de Assistência Social está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social. Neste ano, o evento terá como tema central “Assistência Social: direito do povo e dever do estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

Os encontros serão realizados de forma online nos dias 25 e 26 de agosto. No primeiro dia, o evento será das 18h30 às 21h e, no segundo dia, a Conferência recomeça às 09h e até 17h. Toda a Conferência será transmitida pela página da Prefeitura de Irati no Facebook. Mais informações podem ser obtidas na Casa dos Conselhos pelo telefone (42) 3907-3151.

As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de agosto pelo link www.forms.gle/xkEwckTJsb4Z7Zyq5 ou clicando no banner do evento, que está no site da Prefeitura.

Projeto Cidade Amiga do Idoso será discutido em rodas de conversa

A Secretaria de Assistência Social de Irati começa, nesta semana, a discutir com os grupos de idosos dos bairros de Irati sobre o projeto Cidade Amiga do Idoso. Todas as rodas de conversa serão feitas seguindo todas as medidas de combate à Covid-19, como o distanciamento, o uso do álcool gel e da máscara. Em cada encontro presencial, será permitida a entrada de, no máximo, 100 pessoas. Todos os participantes deverão aferir a temperatura corporal antes das reuniões.

O objetivo dos encontros é apresentar o programa da Organização das Nações Unidas (ONU) para construção de uma identidade visual. Na oportunidade, serão apresentados outros serviços do Departamento de Política da Pessoa Idosa. Haverá também uma conversa sobre o retorno dos grupos de idosos.

“Diante do contexto da pandemia, este projeto e a retomada dos grupos de idosos representam passos importantes para o surgimento de novas medidas de convivência entre pessoas desta faixa etária”, ressalta a secretária de Assistência Social, Sybil Dietrich.

Encontros

Serão realizados 13 encontros presenciais ou online nos seguintes bairros/ localidades: Instituto de Livre Permanência de Idosos (ILPI) São Vicente de Paulo (antigo Asilo), no bairro Lagoa (online), Vila São João (presencial), Rio Bonito (presencial), Engenheiro Gutierrez (presencial), Vila Nova (presencial), Riozinho (presencial), Pedreira (presencial), Cruzeiro do Sul (presencial), Fragatas (presencial), Pinho (presencial), Itapará (presencial) e Vila Rural (presencial). Haverá um encontro online para toda a população iratiense.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (42) 3132-6209 ou pelo celular 99141-4872.

Prazo para alistamento militar é prorrogado para 31/08

A Junta de Serviço Militar de Irati comunica, aos jovens do sexo masculino, nascidos no ano de 2003, e que completam 18 anos entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021, que o prazo para o alistamento militar foi prorrogado para 31 de agosto. Estes jovens devem comparecer na Junta de Serviço Militar, munidos da certidão de nascimento, CPF, RG (identidade) e comprovante de endereço.

Há ainda a opção pelos meios eletrônicos no site www.alistamento.eb.mil.br , ou pelo aplicativo do Exército Brasileiro, disponível na Apple Store e no Play Store. Os jovens que optarem por esses meios devem comparecem no mês de julho para solicitar sua dispensa de militar.

Os jovens que não realizarem o alistamento ficarão impedidos de:

– Registrar-se em emprego

– Solicitar título de eleitor e passaporte

– Matricular-se em universidades

– Assumir cargos públicos

– Receber qualquer prêmio do Governo Federal, estadual, dos territórios ou municípios.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone e WhatsApp 3907 3128 ou pessoalmente, na Junta Militar, que fica na Rua da Liberdade, 740, próxima ao Ginásio Agostinho Zarpellon Junior (Batatão).

O horário de atendimento é das 8h às 12h, e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Provopar realiza Campanha do Agasalho 2021

Com a chegada do inverno, o Provopar de Irati está realizando a Campanha do Agasalho 2021 com o tema ‘Arrecadando Solidariedade’. As doações já podem ser feitas pela população e as famílias que tiverem interesse em receber os agasalhos, devem se cadastrar no Provopar.

Neste momento de pandemia, em que muitas famílias estão enfrentando dificuldades, o Provopar solicita a colaboração da comunidade iratiense para ajudar, ainda mais, nas doações para esta campanha. Todos os itens são necessários, em especial, as roupas masculinas, cobertores e roupas de cama em geral.

Os locais de arrecadação são os mercados, prédio da Prefeitura de Irati e sede do Provopar. A equipe comunica que também está fazendo o recolhimento de doações nas residências com agendamento prévio por telefone.

Para receber os agasalhos, um membro da família precisa levar, até o Provopar, o comprovante de residência, juntamente com um documento de identificação (RG/CPF), para que seja feito o cadastro. A distribuição acontecerá de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

O Provopar de Irati fica no piso superior da Rodoviária, na Rua Dona Noca, número 476. O telefone para contato é (42) 3907-3038. A Campanha do Agasalho 2021 é realizada em parceria com a Prefeitura de Irati e o grupo Voluntaria.

Boletim da COVID-19 do dia 03/08 (atualizado às 11h30)

Fonte: bit.ly/3pzUVj3

EM INVESTIGAÇÃO – 53

CONFIRMADOS – 8.302

INTERNADOS – 7 (Enfermaria:4, UTI:3 e UPA:0)

ISOLAMENTO DOMICILIAR – 72

RECUPERADOS – 8.053

ÓBITOS – 170

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.