Biblioteca e Rua Coberta são inauguradas em Prudentópolis

Amanda Borges

Na quarta-feira (1º), inaugurou no município de Prudentópolis uma nova Biblioteca Pública e uma Rua Coberta, nome popular dado à Rua Rui Barbosa. Ambos os projetos foram pensados a partir de conceitos arquitetônicos inovadores e que permitem a realização de atividades artísticas, gastronômicas e culturais. O secretário estadual da pasta Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas do Paraná, João Carlos Ortega, foi convidado a conhecer as obras e prestigiar a inauguração dos espaços.

A biblioteca foi projetada em um contêiner e conta com um mural estampado de personagens que protagonizam histórias clássicas, como Piratas do Caribe, Turma da Mônica e Sítio do Pica-Pau Amarelo. Ao lado, fica a Rua Coberta, espaço cujo o intuito é realizar feiras de artesanato, gastronômicas e de produtos orgânicos. O projeto ainda não foi finalizado, faltam ainda a finalização de um palco para apresentações artísticas e um chafariz.

Os recursos para construção foram adquiridos a partir de uma parceria entre o governo do estado e a prefeitura. Sobre a relevância das obras, o secretário Ortega afirma “Uma obra importante, que vai trazer um atendimento às famílias, na área da cultura, às escolas, a população vai estar presente” e complementa “uma obra moderna, inovadora, num modelo de construção moderno, que foi feito juntamente com a prefeitura”.

“É uma obra muito importante e vai atender toda a população, na área da cultura e na área da educação” secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas do Paraná.

De encontro com a opinião de Ortega, o prefeito de Prudentópolis, Osnei Stadler, diz “A obra vêm bem a calhar com um momento em que Prudentópolis está crescendo. Muito investimento em educação, muito investimento em cultura, e isso vêm agregar ainda mais”.

A praça escolhida para as construções visa proporcionar um ambiente confortável e acolhedoraos moradores. Tendo isso em mente, os bancos do local foram decorados em formato de livros, muitos deles escolhidos em homenagem a autores locais, como Helena Kolody, e célebres, como Monteiro Lobato. Além disso, o acervo da biblioteca antiga será levado à nova e mais títulos foram adquiridos.

“O nosso objetivo é esse: estimular as pessoas para que venham a uma biblioteca”- Nadir Vozivoda, secretária da Cultura do município.

A secretária de Cultura do município, Nadir Vozivoda, diz que a nova biblioteca é “um sonho antigo”. De acordo com ela, o espaço em que estava instalada a biblioteca municipal anterior era alugado, então, havia a necessidade de definir um local pertencente à esfera pública. Ela conta que essa demanda cresceu ainda mais nos últimos tempos, já que a população tem buscado mais a literatura. “A biblioteca para uma comunidade é de extrema importância. E por incrível que pareça têm muita gente procurando a biblioteca, procurando livros”.

Os dois ambientes foram construídos próximos a Casa da Cultura, o que permite fácil acesso aos visitantes. A secretária explica que o local foi escolhido estrategicamente para que interligasse um ponto turístico ao outro. De acordo com ela, a ideia é que os espaços inaugurados recentemente e a Casa da Cultura possam organizar seus funcionamentos para que operem de maneira interligada, mesmo que em horários não tradicionais de abertura.“Esse vai ser um complexo cultural muito importante”, complementa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.