Prefeitura disponibiliza transporte para estudantes universitários e técnicos

Daniela Valenga

A Prefeitura de Fernandes Pinheiro, por meio da Secretaria Municipal De Educação, Cultura, Turismo e Esportes, disponibiliza a partir da próxima segunda-feira, 14 de fevereiro, transporte gratuito para estudantes da cidade que realizam curso universitário ou técnico em municípios vizinhos.
Até o dia 08 de fevereiro, mais de 80 estudantes já estavam cadastrados para o transporte gratuito da prefeitura. “Eu acredito que irão aparecer mais pessoas interessadas, principalmente no segundo semestre, como é um programa gratuito”, aponta o Secretário Sergio Gomes.
Para o cadastro, a prefeitura solicitou documentos pessoais, comprovantes de residência e matrícula e uma foto 3×4. No caso dos estudantes menores de 18 anos, o cadastro foi realizado pelos pais ou responsáveis. “Iremos confeccionar carteirinhas para esses estudantes que irão integrar o transporte”, explica o secretário. Isso possibilita um controle e segurança para os usuários dos ônibus.
Serão cinco linhas que irão transportar os estudantes até três cidades da região. Quem estuda no Colégio Agrícola de Palmeira terá uma linha de ônibus. E os universitários de Ponta Grossa terão uma linha noturna, que irá abranger as instituições Unicesumar, Unopar, Unisecal, Cescage e Instituto Embeleze.

“Vai ajudar minha filha e os outros alunos, porque os pais não irão precisar se deslocar para outras cidades levar seus filhos estudarem” – Eronice Biranoski Karpinski

Para Irati, haverá uma linha integral, que passa pelo SESI, Colégio Xavier, Colégio João XXIII, IFPR, Colégio Florestal e Unicentro, e duas linhas noturnas, uma com ponto de partida no centro da cidade e outra na comunidade de Angaí, que abrangem Uninter, CEEBJA, João XXIII, IFPR, Colégio Florestal, Unicentro e Campo Real.
Eronice Biranoski Karpinski, mãe de uma jovem que realiza curso técnico em Irati, fala que o transporte oferecido pela prefeitura irá facilitar o deslocamento dos estudantes. “Fico muito contente com esse programa, pois vai ajudar bastante os alunos”, destaca. Além disso, ela também cita que o programa beneficia os responsáveis pelos estudantes. “Vai ajudar minha filha e os outros alunos, porque os pais não irão precisar se deslocar para outras cidades levar seus filhos estudarem”, ressalta.
Além da mobilidade dos estudantes, o transporte gratuito oferecido pela prefeitura, representa vagas de emprego geradas. A empresa que venceu a licitação, Perola do Oeste de Guarapuava, selecionou os motoristas que irão realizar o transporte na cidade de Fernandes Pinheiro. “Após a seleção, a empresa levou os motoristas para receberem capacitação”, relata o secretário Gomes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.