Alunos do Ensino Médio do IFPR têm alto desempenho na prova do Enem 2021

Esther Kremer

Alunos do Ensino Médio do IFPR de Irati conseguiram ótimo desempenho na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que aconteceu no ano de 2021.
Cinco alunos foram destaque na prova, com notas altas na somatória final e nas demais especificidades da avaliação. Andrei Augusto Dembrinski, Maria Heloise Girardi, Marcela Wasilewski, Helena SayuriBello Suzuki e Ana Heloisa Pires tiveram as melhores notas do Instituto e, agora, buscam vagas em faculdades.
O aluno Andrei Augusto Dembrinski teve a média geral de 754 pontos e na redação ficou com 980. O objetivo dele é ingressar no curso de Medicina, em faculdade pública. “Fiquei muito aliviado quando vi minha nota, vi que todo meu esforço foi recompensado e o resultado era o que eu queria”, disse.
Andrei explica que a rotina de estudos era mais regrada e que precisou rever todos os conteúdos das matérias. “Comecei do básico e fui avançando, coloquei em prática, fazia exercícios sobre o conteúdo que eu estudava durante o dia. Tive muita ajuda dos professores e da minha família”, comentou.
A aluna Maria Heloise Girardi também teve destaque na prova com a média de 711 e a redação com 940, ela pretende cursar Medicina e explicou a dificuldade em se habituar com a rotina dos estudos de forma remota. “Isso afetou um pouco, foi meio difícil, mas a gente conseguiu se acostumar, tudo com o apoio dos nossos professores e da forma de ensino. O professor Roger foi essencial na nossa preparação, toda semana ele tirava um tempinho e deu todo o apoio, tanto acadêmico quanto emocional, era o que a gente precisava”.
Marcela Wasilewski contou com a média geral de 640 e 920 na redação, ela comentou sobre o apoio que teve dos professores e sobre a rotina. “Minha nota da redação foi alta e eu fiquei bem feliz com ela. O professor Roger ajudou muito com as aulas, eram todas específicas para esse formato. Em relação ao estudo, eu vi que foi importante começar do básico, assim a gente conseguia crescer no conteúdo e ir bem no que seria cobrado na prova”, disse.
A aluna Helena SayuriBello Suzuki tem o objetivo de seguir academicamente na área de relações internacionais na Universidade de São Paulo (USP) ou na Universidade Nacional de Brasília(UNB), teve a nota geral de 719 e na redação fez 920 pontos. “Eu já tenho uma familiaridade com o Enem, comecei desde o 9º ano, mas só no 3º ano que eu comecei a estudar mesmo, tanto para a escola quanto para o Enem e outros vestibulares, no período da manhã eu assistia as aulas e a tarde fazia exercícios e provas”, explica.
Ana Heloisa Pires pretende cursar Letras e é a primeira colocada para a vaga na USP, ela relatou que sua forma de estudos era um pouco diferenciada, não era regrada, mas que mantinha uma rotina, a sua pontuação geral foi de 721 e na redação conseguiu 860, porém sua maior pontuação foi em Linguagem e Ciências Humanas, mais de 710 pontos, isso fez com que a média fosse elevada. “Para mim foi um pouco difícil esse período de pandemia, mas os professores auxiliaram bastante e eu consegui uma boa pontuação”, disse.
O Enem é uma prova que acontece anualmente para alunos de todo o Brasil, é uma forte ferramenta para incentivar os alunos a entrar na faculdade por meio de alguns outros programas ofertados pelo Governo Federal, como é o caso do Sistema de Seleção Unificada (SISU), do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), Programa Universidade para Todos (Prouni), o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) e o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (SisuTec).
A professora do Instituto, Ana Radis, explica como foi a preparação de todos alunos para a prova do Enem e também para outros vestibulares. Segundo Ana, o trabalho com os discentes é realizado desde o momento em que ingressam no Instituto. “Apresentamos novas opções para eles, discutimos muitas questões sociais e atuais, fazemos eventos e palestras, tudo porque a formação começa no 1º ano e quando chegam ao 3º ano os professores dão uma atenção maior e fazem uma preparação mais elaborada, voltada para as provas mesmo”.

Alunos receberam todo o apoio necessário da equipe pedagógica – Foto: Esther Kremer
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