Estudantes da rede municipal terão disciplina de Empreendedorismo

Amanda Borges

Aprender sobre Empreendedorismo se tornará rotina para os estudantes da rede municipal de ensino de Teixeira Soares. Por meio do programa “Educação Empreendedora: Primeiros Passos”, realizado com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o Empreendedorismo passará a ser disciplina obrigatória no currículo comum das escolas.
A nova matéria passará a integrar a grade de disciplinas semanais das aulas do Ensino Fundamental, do 2º ao 5º ano, sendo ministradas pelos próprios professores responsáveis pelas turmas. Para estarem aptos para o ofício, no mês de dezembro de 2021, o SEBRAE realizou a capacitação desses profissionais quanto aos conteúdos que devem ser trabalhados. Além disso, com o objetivo de guiar os docentes, eles receberão um material específico para cada turma, que propões atividades lúdicas e divertidas.
De acordo com a secretária de Educação do município, Simone Baumel Tullio, “a inclusão da Educação Empreendedora no currículo escolar tem o objetivo de fazer com que nossos alunos sejam autônomos, tendo atitudes necessárias para gerenciar sua própria vida pessoal, profissional e social”. Além disso, através das apostilas e dinâmicas, “os alunos são levados a pensar de forma coletiva, tomando decisões pautadas em objetivos comuns”, finaliza a secretária.

“São sementes lançadas que vão brotar” – Maria Cristina K. Lindemann, Professora

De encontro com o que explica Simone, Roselaine Volmer Tullio, coordenadora do projeto, diz que o objetivo é trabalhar com as crianças os conteúdos que não costumam ser estudados em classe. Roselaine frisa que a educação empreendedora não tem, necessariamente, o objetivo de formar futuros empresários, mas incentivar as crianças a estimularem todos os outros aspectos que os conteúdos podem explorar. “Queremos que eles aprendam a empreender para gerenciar a própria vida, com autonomia, criatividade, conhecimento, a busca de informações constantes”, afirma Roselaine.
Assim que todos os conteúdos forem trabalhados, a coordenadora explica que serão realizadas feiras para expor os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes no decorrer do ano letivo. “A Feira da Empreendedor deverá apresentar a todos um pouquinho do trabalho desenvolvido”, compartilha.
Maria Cristina K. Lindemann é professora da rede municipal de ensino e participou da capacitação ofertada pelo SEBRAE. De acordo com ela, o curso foi muito importante não só para o desenvolvimento das atividades com as crianças, como também para a sua vida pessoal. “Foi muito boa a capacitação, eles deram bastante embasamento para nós professores”, compartilha. Ainda, ela disse que os profissionais do SEBRAE descomplicaram os conteúdos de empreendedorismo, “o que parecia um bicho de sete cabeças para nós, não era, foi desmistificado. Então, isso pra nós é gratificante”.
Com relação ao início do trabalho em sala, Maria fala que as expectativas são muitas, principalmente, por conta do retorno presencial. “São muitas coisas para resgatar na cabecinha deles, para que eles possam, junto com a comunidade e a família, fomentar essa ideia empreendedora”. Contudo, a professora afirma: “são sementes lançadas que vão brotar”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.