População iratiense se preocupa com grande volume das chuvas e pontos de alagamento

Karina Ludvichak

A semana foi de muita chuva para Irati e outras regiões, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (SIMEPAR), muitos municípios da metade sul do estado atingiram volume de chuva superior aos 50 mm, e outros atingiram valores bem próximos aos 100 mm.O histórico de enchentes de Irati e cidades próximas faz com que a população fique em alerta. Mas segundo a previsão do tempo, a situação para os iratienses não deve se prologar, sem chuva para o final de semana, retornando a chover apenas na terça-feira (7).

Alguns pontos de alagamento foram registrados pela população em regiões do interior, e também em estradas de Irati que fazem conexão com outras cidades, como é o caso da BR-153, que liga Irati e Rebouças, um trecho encontra-se alagado. O Corpo de Bombeiros está realizando rondas e verificando as situações de enchente. Segundo a capitã Carla Spak, há um ponto na mesma BR, na região do Monjolo. “Já deixamos materiais e equipamentos prontos caso necessite intervenção, também já estamos em alerta com a Prefeitura Municipal de Irati e a Defesa Civil Municipal”, disse. A PRE também informou que as demais estradas de Irati e região não foram alagadas ou interditadas, e continuam em pleno funcionamento até o momento. Em caso de alagamento ou alguma necessidade, a orientação é ligar no 193.

Jorge Derbli, prefeito de Irati, foi até o Rio das Antas, no Bairro Vila Nova, para avaliar a situação, pois possuem muitas casas próximas ao rio e, até o momento, é local que mais apresenta risco de alagamento na cidade. Segundo Derbli, não há com que a população se preocupar. “Como essa noite tivemos mais de 100 mm de chuvas, nós viemos verificar o rio. Pela dragagem que foi feita, está dando conta da vazão da água, não saindo até o momento da sua caixa, e provocando o alagamento que era o que acontecia sempre aqui no município de Irati. Temos alguns pontos no interior, algumas estradas que realmente tem alagamento, não está passando, mas a gente pede a compreensão e o cuidado das pessoas, porque acredito que hoje para de chover, e não teremos maiores problemas”, explica Derbli.

Segundo informações disponíveis no site do SIMEPAR, a previsão do tempo para Irati e cidades próximas, é que não tenham chuva até o início da próxima semana, com dias nublados, alguns com céu limpo, com possibilidades de pancadas de chuva a partir de terça-feira (7). Ainda, muitas cidades do Paraná estão em estado de alerta por conta do grande acumulo de precipitação, indicando grandes volumes de chuva para algumas regiões para esta quinta-feira (2), condição que propicia o aumento do risco de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de encostas e quedas de barreira em estradas/rodovias. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.