Alunos de Imbituva realizam atividade de “Land Art”

Os alunos da Escola Municipal Maria Olívia Alves Pontarolo realizaram uma atividade na disciplina de Arte com o objetivo de propagar o cuidado e a preservação com a natureza. A professora responsável pela turminha é a Karin Retzlaff.

Relato da professora Karin Retzlaff

O termo “Land Art” foi criado pelo cineasta alemão Gerry Schum, em 1969, quando ele buscou uma forma de se referir a projetos de Arte que se relacionavam à natureza, não só por estarem na natureza, mas por ser parte integrante e a principal característica é a utilização de recursos provenientes da própria natureza. Essa arte, busca a reflexão do cuidado com o Meio Ambiente.

            Este tema foi abordado no componente curricular de Arte, na turma do 4° ano, através de vídeos explicativos, conceitos e exploração de alguns artistas desta prática. Buscamos refletir sobre o cuidado e o respeito que devemos ter com nosso Meio Ambiente, pois ele nos fornece muitos benefícios importantes para nossa sobrevivência. Trabalhamos a conscientização da importância de protegermos nosso Meio Ambiente e que a ludicidade está presente neste contexto, de onde eles puderam retirar e construir seus brinquedos, suas artes, aumentando, assim, suas experiências sensoriais, desestimulando o consumismo precoce e fomentar convivência com um ambiente saudável.

            Foi proposto uma produção artística para os educandos, na tentativa de conciliar a aquisição do conhecimento, aprendizagem e diversão, onde a atividade transforma-se em prazer.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.