Autoescolas retornam às atividades

As autoescolas e os despachantes dependem de ordens do governo, para que houvesse o retorno era necessário lançamento de decretos fazendo essa liberação. Desde segunda-feira (11), as autoescolas retornaram os serviços, voltaram a agendar as aulas práticas, assim como, os testes do Detran também serão feitos.

O retorno está acontecendo gradativamente de acordo com ordens do governo e do Ministério da Saúde, em relação aos cuidados com a pandemia.

O chefe da 21ª CIRETRAN, Lee Jhefferson A. de Souza conta como serão o retorno das atividades. “As aulas teóricas das autoescolas serão online, por meio dos módulos, as provas teóricas serão realizadas pela CIRETRAN e agendadas individualmente a partir do dia 18 de maio, será em todo o Paraná”, explica.

Algumas adequações serão feitas com este retorno das atividades, pois, em Irati apenas quatro funcionários desde departamento estão atendendo, sendo que antes eram 10 pessoas. Para fazer o exame prático, os três funcionários responsáveis estão afastados, dois deles por se encontrarem no grupo de risco.

O Departamento de Trânsito afirma que os testes práticos vão acontecer a partir do dia 25 de maio, sendo que acontecerão da seguinte forma:

Exames de carro: um aluno por vez dentro de cada carro, fará a baliza e teste na rua como era feito anteriormente; após cada uso a autoescola retira o carro, faz a higienização e devolve o veículo para que outro aluno realize o teste; será feito um exame por hora.

Exames de moto: são cinco alunos por hora; cada aluno usa seu capacete; e inclusive, faz o uso de luvas; em todos os testes e atividades será exigido o uso de máscaras.

“A ordem do governo é que retornem só os funcionários que não estão no grupo de risco, e os serviços são feitos internamente, buscando resolver tudo por e-mail, quando tem que ser resolvido pessoalmente, fazemos o uso de álcool gel e máscara tomando todos os cuidados necessários”, diz Lee Jeferson.

Serviços essenciais estão sendo feitos, como a liberação de veículos apreendidos pela polícia, já a renovação da CNH, transferência de veículos e outros serviços que não sejam urgentes, não estão sendo feitos, para isso, o Detran deu um prazo de 180 dias a partir do dia 19 de fevereiro.

“Mas caso a pessoa queira fazer a renovação pode acessar o site do Detran e fazer a renovação lá, retira o boleto e paga a taxa, depois retorna ao site digita o número do processo, faz o agendamento com as clínicas, pois as clínicas voltaram a atender”, comenta o chefe do CIRETRAN.

Os processos que estavam abertos tiveram a prorrogação do prazo por 180 dias assim como a renovação da CNH, ninguém sairá prejudicado, conforme afirmou Lee Jeferson. As pessoas que desejarem abrir processos já está liberado, o agendamento de fotos está sendo feito, entra um aluno por vez a cada 10 minutos. “É preciso que o aluno venha no horário exato para fazer a foto, para que não permaneça no local, também será feita a higienização para tirar a digital de cada um”, conta o chefe do CIRETRAN.

A segunda via de CNH ou do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) também podem ser solicitadas no site do Detran – http://www.detran.pr.gov.br/ . Para transferências urgentes de veículos é preciso procurar despachantes, que já estão atendendo.

MAIO AMARELO – Perceba o risco proteja a vida!

Este ano a campanha de proteção no trânsito será totalmente digital, por isso, mais do que nunca o Detran conta com o apoio da população, que pode compartilhar curtir nas redes sociais e ajudar a diminuir os acidentes de trânsito. “A campanha é para o bem de todos, para que o trânsito melhore cada vez mais, isso depende da conscientização”, finaliza Lee Jeferson.

Comentários estão fechados.