19ª Festa do Agricultor deve atrair grande público em Guamiranga

A abertura oficial da tradicional festa acontece nesta sexta-feira (22)

Karina Ludvichak

Realizada através do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável (CMDRS), em pareceria com a Prefeitura Municipal, e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, após dois anos, a tradicional Festa do Agricultor de Guamiranga está de volta. Este ano, a festa está em sua 19ª edição, e a abertura oficial do evento acontece na sexta-feira (22).

A edição deste ano, conta com shows nacionais, competições tradicionais, ciclo de palestras e atividades recreativas para as crianças, além disso, o evento conta também, com o 2° Passeio Ciclístico realizado no município. A abertura oficial acontece às 19h. Após, às 20h, o desfile da rainha da festa, e para encerrar a noite, show com Raça Serrana a partir das 22h. Neste dia, também acontece a Posse da Comissão das Mulheres Rurais, ligadas ao sistema da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP).

Ainda no primeiro dia de evento, será entregue o 1° selo de qualidade do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M), que foi regulamentado no mês de junho em Guamiranga. O produto que vai receber o primeiro certificado oficial, estará exposto no Celeiro do Agricultor, um espaço reservado para exposição de artesanatos, produtos de origem animal, produtos da agroindústria feitos por mulheres do município, além de bebidas artesanais e mais. 

Este é um evento de grande importância para a cidade, pois segundo a secretária de Agricultura de Guamiranga, Cristiane Tabarro Borgo, mais de 81% da contribuição econômica do município advém da agricultura, que é o fator econômico predominante. “O valor final é resultado de vários fatores econômicos e produtivos, resultado do trabalho de agricultores (as) que produzem riquezas, a força motriz da economia. Guamiranga tem sua força no Agro”, diz Cristiane a respeito do desenvolvimento agrícola no município. 

Cristiane comenta que a festa é importante, também, para a manutenção e preservação da identidade cultural, e que já faz parte do calendário do município de Guamiranga. Essa festa é o carro chefe da cultura local, e é comemorada no município no mês de julho, pois é o mês em que se comemora o Dia do Agricultor. A secretária comenta, também, sobre a importância da festa para diminuir a distância entre o rural e o urbano. “Aproxima os agricultores (as) e suas organizações dos agentes, de alguma forma, responsáveis pelo apoio ao desenvolvimento rural”, concluí.

No total, serão três dias de comemoração, e para o segundo dia, a agenda se inicia a partir das 8h30 com ciclo de palestras. Às 13h, acontece a 1ª Festa do Laço na Moto Vaca, com o CTG Estância Pé da Serra. A programação para a noite se inicia às 21h, com concurso de música, e para encerrar, show da dupla Cezar e Paulinho, a partir das 22h30.

Apenas a prova do laço terá início no sábado (23), as demais competições se iniciam no domingo (24). A programação de domingo tem início pela manhã, às 8h, com atividades recreativas para as crianças. As provas tradicionais têm início a partir das 13h. Às 18h acontece a entrega das premiações, e às 18h se encerra o evento.