Agricultoresde Irati fazem assembleia para fundar Cooperativa Agrícola Mista

Esther Kremer e Secom

Na terça-feira (22), agricultores de Irati se reuniram na Associação da Prefeitura para criar e aprovar o estatuto da Cooperativa Agrícola Mista de Irati, já denominada pelos participantes de COAMI. Produtores rurais das localidades doPinho, Colônia Gonçalves Junior, Rio do Couro, Itapará, Água Clara, Guamirim, Rio Preto e da área urbana do município elegeram o conselho e diretoria provisória.
O prefeito Jorge Derbli, a vice-prefeita Ieda Waydzik, representantes da Secretaria de Agricultura, Cooperativa Sicredi, Cresol, ACIAI e outras entidades estiveram presentes para prestigiar o evento, apoiar os produtores e trocar experiências sobre os assuntos abordados.
O principal objetivo da Cooperativa é trazer autonomia para os produtores rurais de Irati, visto que, em conjunto, poderão comprar, negociar e vender os produtos de uma forma que vai gerar lucro, renda e estrutura no comércio e negociações.
O prefeito de Irati, Jorge Derbli, esteve na assembleia para apoiar os envolvidos e anunciou que em sua gestão irá disponibilizar um barracão para a cooperativa. “A COAMI será essencial para o município, vai ajudar o pequeno, médio e grande agricultor. Vamos comprar em quantidade expressiva pagando menos e as vendas serão feitas com melhor preço. A Prefeitura vai fazer o que for possível para que a cooperativa esteja consolidada até o fim da gestão”, afirmou Derbli.
O secretário de Agricultura do município, Raimundo Gnatkowski, explica que a Cooperativa vai atuar em diversas áreas produtivas, facilitando a vida do produtor. “Será um trabalho em conjunto, tanto na área de grãos, na olericultura, na produção de leite, etc. Irati tem 98 produtores de leite e 11 empresas que coletam este leite, mas não temos uma cooperativa de agricultores que possa fazer com que este produto seja ofertado ao nosso consumidor ou ao mercado em outras regiões, agora, será possível”.
Ainda, o secretário parabenizou os agricultores pela organização. “Não é fácil montar uma cooperativa e quando percebemos que Irati vem de um negativo nesta questão, há ainda mais dificuldade. Temos um bom número de agricultores, eles têm a vontade e a coragem para realizar uma cooperativa e fazer dar certo”, disse.

“A união dos agricultores, vai resultar no faturamento, na renda de todos. É hora de nos unirmos porque vai dar certo”
João Bonki Neto

O presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural de Irati, João Bonki Neto, comentou sobre a criação da Cooperativa e os benefícios que trará ao município. “É muito importante, pois vai trazer muitos benefícios para nós, os agricultores. Nós temos o comércio local, mas precisamos expandir para vender mais. Em outras cidades, como em Cascavel, por exemplo, a Cooperativa traz muito resultado, eu comprei uma plantadeira e lucrei R$10 mil na diferença. É uma oportunidade imensa”, explica.
A gerente do Sicredi/Antonio Cavalinde Irati, Francislene Kruppa, diz que o cooperativismo é uma forma de fortalecer a comunidade. “É uma forma de fortalecer os produtores. É um ganho no preço, na qualidade e na hora da venda também. O cooperativismo é a união, é um ganho de forças para estes produtores”, disse.
O gerente do Sicredi/Centro de Irati, Emerson Lara, explica que o princípio do cooperativismo é o interesse pela comunidade. “É um benefício para todos e o Sicredi, que já trabalha no ramo, será um apoiador não apenas para a Cooperativa, mas para os cooperados.Será um ganho coletivo”.
Jaime Kulitch, colaborador voluntário da Cresol de Irati, também participou da assembleia e falou sobre a importância da Cooperativa e sobre o apoio da Cresol. “É uma forma de desenvolver a região e gerar lucro para os produtores. A Cresol vai apoiar, na parte financeira, facilitar a negociação e ajudar a investir na sua propriedade”, disse.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.