Ajude o Meio Ambiente e aprenda a forma correta de descartar pilhas e baterias

Esther Kremer

Todos sabemos qual é a função de uma pilha ou uma bateria, fazer funcionar o controle remoto da TV, um rádio, um brinquedo, uma câmera fotográfica ou até mesmo relógio, mas muitas vezes não sabemos o que fazer com esses objetos quando a carga de energia acaba e precisamos jogar no lixo.
O descarte incorreto de pilhas e baterias pode ser muito prejudicial para o Meio Ambiente e para a vida dos seres humanos. Na composição das pilhas podem ser encontrados metais pesados como cádmio, chumbo, mercúrio, que são extremamente perigosos à saúde humana.
O descarte precisa ser feito, não podemos deixar guardados em casa pois o problema é quando passam por deformidades nas cápsulas, quando amassam estouram, e deixam vazar o líquido tóxico de seus interiores. As pilhas e baterias, quando descartadas na natureza, não são biodegradáveis, ou seja, não vão sumir com o tempo e os seus líquidos tóxicos podem prejudicar a agricultura, contaminar a água potável e causar doenças em animais e seres humanos.


Como fazer o descarte?
Sabemos que não deve ser feito no lixo comum, pois não é um material orgânico e nem reciclável. O correto deve ser reenviar os produtos para os fabricantes e algumas leis já exigem este tipo de descarte, mas ainda precisa ser muito evoluído para que a população siga esta regra.
A atitude correta a se fazer é separar o lixo tóxico do restante, esta atitude facilita que o lixo seja separado e destinado a locais corretos. Geralmente, a Prefeitura da cidade coleta algumas vezes no mês o “lixo eletrônico”, onde é levado para lugares específicos. Você também pode levar os objetos diretamente para os locais de coleta de lixo e os responsáveis darão um destino correto para o lixo.
Fique atento, não descarte matérias tóxicos na natureza, os animais, as plantas, a água e todos os seres humanos agradecem a sua atitude. Ajudar o planeta é cuidar do local onde as próximas gerações também irão viver, esta é mais uma atitude sustentável.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.