Bairro Jardim Califórnia recebe pavimentação

Quatro ruas terão o novo asfalto, trazendo melhorias aos moradores

O bairro Jardim Califórnia, na região central de Irati, está recebendo investimento importante por parte da Prefeitura. Trechos das principais ruas terão melhorias como aplicação de capa asfáltica e sinalização. O investimento será de R$ 888 mil.

Ruas Agostinho Zarpelon, Angelin Mosele, Luiz Fornazari Neto e Nereu Ramos receberão a reperfilagem, capa asfáltica e sinalização viária, horizontal e vertical, além da implantação de placas. Quem realiza a obra é a RPM Construtora, vencedora da licitação. O recurso para a pavimentação é de um convênio com a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (SEIL), com contrapartida de 5% da Prefeitura.

De acordo com o engenheiro da RPM Construtora, Anderson Molinari, nas quatro ruas já foi feita a reperfilagem com CBOQ, que tem a espessura de três centímetros, encima do calçamento já existente e nos locais onde tinha o asfalto, mas estava deteriorado. Agora, está sendo aplicada a capa asfáltica. Ao todo, serão 11.500 m² de área.

“Alguns trechos já eram de qualidade com pedra irregular, mas não apresentavam nenhum tipo de borrachudo, que a gente chama onde tem aqueles buracos maiores, provavelmente aqui vai ter um bom suporte e vai durar bastantes anos”, disse o engenheiro.

Ele também explica como funciona a obra. “A gente pretende fazer duas etapas, na Agostinho Zarpelon dá quase 50% de toda a área da obra. É uma rua bem larga, tem 12 metros de largura e cinco mil metros quadrados. Ela vai ser praticamente 40 a 45% da obra total. A gente trabalha com dois tipos de rolos e depois um rolo tandem, que é chapa, e o de pneu de 20 toneladas para fazer a compactação. Nessa rua só vai ficar faltando a pintura horizontal e vertical e as placas”, completa Molinari.

Ivana Rigoni, engenheira civil da Prefeitura e fiscal da obra, explica que a Rua Angelin Mosele terá mais dificuldade. “Este trecho necessita de mais reparos, antes de fazer a reperfilagem. Vamos ter que fazer um reparo no pavimento colocando rachão e graduado nos pontos onde estão mais deteriorados”, disse. Ela também destaca que a Rua Agostinho Zarpelon só falta a sinalização.

O morador do bairro, Devalsir Cristo, comenta que há anos espera uma pavimentação nas ruas, e está gostando do resultado. “Nós ganhamos o paralelepípedo em 1980, e de lá para cá fomos abandonados até hoje. Agora, graças ao Derbli, conseguimos esse asfalto. Para nós é excelente, veja quantas casas boas tem aqui. É um bairro residencial de primeira linha, nós merecemos mesmo essa melhoria. Irati está crescendo de uma forma esplêndida por aonde a gente vai tem asfalto. Nós não temos nada a reclamar em relação à pavimentação, graças a Deus nós estamos muito bem”.