Beto Preto anuncia 20 leitos para Covid em Prudentópolis

Secretário de Saúde também pretende trazer 10 leitos de UTI

Na quarta-feira (2), o secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, e o presidente da ALEP, Ademar Traiano, anunciaram a criação de leitos no Hospital Santa Casa de Misericórdia, de Prudentópolis. Serão criados 20 para a Enfermaria, num primeiro momento, e 10 leitos de UTI, em seguida. 

 

Nós estamos trabalhando para autorizar, nos próximos dias, o funcionamento desses leitos. Essa ação vem para ajudar no enfrentamento e combate da Covid-19. Essa é a nossa orientação, recebida do governador Ratinho Junior, de que todos os esforços possam ser colocados à disposição”, afirma o secretário Beto Preto.

Prefeito Osnei Stadler agradeceu ao secretário Beto Preto, ao deputado Triano e ao governador Ratinho pelos leitos. Segundo o prefeito há mais de dois meses eles trabalham nesse projeto. “Com a pandemia, aumentou ainda mais a nossa necessidade de leitos e a gente não tinha esse convênio com o Governo do Estado, em questão de leitos para a Covid-19. Para isso, tivemos o respaldo do deputado Traiano, que junto com Beto Preto, garantiram esses 20 leitos de Enfermaria e também continua o trabalho para conseguirmos os leitos de UTI”. 
“Fico muito feliz com esse anúncio. O sonho da nossa comunidade, juntamente com o prefeito Osnei, é o município ter uma estrutura muito forte. Por isso, precisamos desse apoio do Governo, portanto, esses leitos de enfermaria que serão disponibilizados imediatamente já vão servir para que tenhamos a UTI na sequência”, comentou Traiano. 
reunião

Na sexta-feira (28), o prefeito Osnei Stadler realizou uma reunião com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, e com representantes da 5ª Regional de Saúde de Guarapuava. O objetivo foi avaliar a situação da infraestrutura hospitalar do município. 
Na oportunidade, Osnei ouviu ainda a posição de profissionais de saúde sobre testagem rápida e os medicamentos a serem utilizados pelos suspeitos de Covid-19. Também foram registradas sugestões e traçadas etapas de expansão dos leitos, que vem subsidiar a busca por mais equipamentos junto ao Governo do Estado.

Atualmente, em Prudentópolis, 4218 pessoas já foram contaminadas pela Covid-19, destas 3545 já se recuperaram. Outras 137 aguardam o resultado do teste, enquanto 587 estão em isolamento domiciliar. Em apenas um dia, 55 pessoas positivaram para a doença. O município registrou 86 óbitos durante a pandemia.