Calçada da Rua Sete de Setembro recebe revitalização

Ao todo, serão feitos, aproximadamente, 2.200 m² de calçadas em paver, com sinalização podotátil

A Rua Sete de Setembro, em Irati, é uma rua histórica e foi escolhida para compor o projeto de pavimentação do município, por meio do empréstimo feito pelo Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). Ao todo, serão feitos, aproximadamente, 2.200 m² de calçadas em paver, com sinalização podotátil.

A revitalização da caçada da Rua Sete de Setembro consiste na troca das pedras antigas, chamadas de losas, por pavers que permitem o escoamento da água da chuva, o que não era possível com as losas, por serem ligadas por cimento. O custo desta obra é de aproximadamente R$ 150.000 e já está em fase de conclusão.

O secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo de Irati, engenheiro Adriano Batista, explica que, com os pavers, haverá uma drenagem maior da água. “É uma rua quase centenária. As losas desta rua já eram muito antigas e o acabamento não permitia a drenagem da água da chuva, já o paver tem uma montagem, são blocos intertravados que permitem a passagem da água”, informa o secretário.

Rua tinha losas antigas na calçada e não permitiam a passagem da água

 

No projeto, foram concluídas, praticamente, todas as pavimentações e recapes asfálticos em 13 bairros do município, incluindo o Centro. O projeto piloto de pavimentação iniciou em 2018, em busca de melhorar a acessibilidade de todos os munícipes.

Além de dar acessibilidade, com piso podotátil para pessoas com deficiência visual, a revitalização da calçada melhora o aspecto visual da rua. As entradas dos estabelecimentos estão sendo reforçadas para que durem mais. Além disso, haverá sinalizações horizontais e verticais, e a melhoria da iluminação pública, as lâmpadas serão substituidas por lâmpadas em led, para melhorar a qualidade da iluminação noturna.

TRAVESSIA ELEVADA

Para melhorar a questão de urbanismo e mobilidade urbana, será feita uma travessia elevada em frente a escola de futebol da Rua Sete de Setembro e vai permitir com que reduza a velociade dos veículos que por ali trafegam. Também, permitirá a circulação de pedestres com mais segurança. “Por ser uma rua bem movimentada, a travessia vai levar a redução da velocidade dos veículos, além de dar mais segurança aos pedetres, principalmente, às crianças que frequenta a escola de futebol. Nesta rua há, também, a grande circulação de pessoas que frequentam academias, e outros comércios e terão mais segurança”, finaliza Adriano