CMEI Sirlei Nedopetalski Brandalise é inaugurado em Irati

Karina Ludvichak

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Sirlei Nedopetalski Brandalise, no Bairro Rio Bonito, que atende 57 alunos, foi oficialmente inaugurado na manhã da terça-feira (04). Após alguns anos parada, a obra foi finalizada pela gestão atual com recursos do Governo Federal e do município.

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, destacou a importância do CMEI para o município que, atualmente, possuí uma demanda muito grande de vagas. Ele comentou, ainda, sobre o papel desempenhado pela gestão, já que a obra levou 10 anos para ser concluída e só foi finalizada após o investimento com recursos próprios do município.

“Essa obra, como a creche do Dallegrave e tantas outras, nós fazíamos questão de concluir. Quando eu assumi em 2017 eu disse ‘eu vou terminar, se Deus quiser, até o final do meu mandato todas as obras que foram iniciadas’ e assim está acontecendo”, disse o prefeito.

Com capacidade para atender até 80 crianças, o espaço conta com dois blocos distintos, além de um pátio coberto. A obra tem 890 m² e teve investimento aproximado de R$ 1,3 milhão, e, este ano, o Governo Estadual repôs o valor investido pela Prefeitura de Irati na construção do novo centro educacional.

A secretária de Educação do município, Jandira Girardi, destacou que o espaço era algo extremamente necessário, e disse estar muito orgulhosa por poder entregar a obra e atender as famílias do bairro. “A educação é prioridade, e por isso ela está evoluindo, porque o prefeito e a vice vestiram a camisa junto comigo e toda a educação”, ressaltou Jandira.

HOMENAGEM

O CMEI leva este nome em homenagem a professora Sirlei Nedopetalski Brandalise que em 1999 iniciou o seu trabalho na Rede Municipal de Ensino de Irati, lecionando em diversas escolas, como Francisco Stroparo; João Paulo II; Irmã Helena Olek; Plínio Anciutti Pessoa; Duque de Caxias; e Tancredo Martins e na Secretaria Municipal de Educação.

A professora, entre os anos de 2010 e 2018, realizou tratamento cardiológico, mas infelizmente faleceu em 1º de fevereiro de 2019.

Rosane, coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, destaca que teve a oportunidade de trabalhar por muitos anos ao lado da professora homenageada. Ela conta que Sirlei “era uma pessoa muito alegre e contagiante”, e sempre brincava que um dia teria uma instituição de ensino que levasse seu nome.

Sirlei teve apenas uma filha, Mayara Nedopetalski Brandalise, que esteve presente na inauguração e recebeu uma singela homenagem da vice-prefeita Ieda que entregou flores em memória à professora, que por 20 anos atuou no setor público de Educação. “Quando recebemos a proposta do CMEI levar o nome dela, ficamos muito felizes. É extremamente gratificante e nos traz orgulho, saber que as crianças vão poder utilizar este espaço, que é seguro e que oferece muito amor, e carinho para elas”, finalizou Mayara.

Mariana Berton, coordenadora pedagógica do CMEI, conta que estar ocupando o cargo é uma grande novidade para ela, já que até então sempre atuou como professora em escolas, mas que apesar disso está gostando bastante de trabalhar com crianças menores. A coordenadora explica, ainda, que se sente feliz por poder participar de todo o processo de construção do novo espaço.  “É uma emoção muito grande, porque eu comecei aqui quando o CMEI começou, então, ver todas as coisas chegando aqui, compor a equipe, é realmente gratificante”, finalizou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.