Comunidade católica e franciscana festejam os 100 anos de presença dos freis capuchinhos em Irati

História começou em 1921

Vanderlei Kawa

A capelinha de São Francisco de Assis, fundada pelo frade italiano franciscano capuchinho frei Jaime Manfrin, teve seu início de construção em novembro de 1981, erguida em Irati para celebrar os 800 anos de nascimento de São Francisco de Assis, o apostolo da ecologia. Hoje, abriga a família franciscana de Irati da ordem franciscana secular e jufra . Neste ano, em festa jubilar, completa seus 40 anos de fundação juntamente com o jubileu dos 100 anos de presença dos freis capuchinhois em Irati. Desde 1921, os primeiros sacerdotes que virem celebrar na capelinha Nossa Senhora da Luz foram os freis capuchinhos, que permaneceram por dois anos atendendo a Paróquia Santo Antonio de Imbitiuva, qual pertencíamos numa única diocese de Curitiba.

Foram duas passagens em Irati e, desde 1948, eles permanecem assistindo a fraternidade de Irati da OFS. Foi inaugurado para registrar esta história de fé e de evangelização um memorial com todas as datas jubilares, 40 anos da capela São Francisco, 37 anos da OFS, 25 anos do Teatro da Paixão de Cristo e os 90 anos de paróquia Nossa Senhora da Luz.

O nosso reconhecimento em nome de todos os membros que formam o Conselho Pastoral da paróquia NSA. da Luz e da capela São Francisco de Assis. Gratidão e  nossa homenagem a todos que aqui fizeram e deixaram com certeza o nome gravado no coração de Deus. Benção de Deus a todos aqueles que hoje continuam a escrever esta história de fé, a todos aqueles que virão, certamente, a continuar esta belíssima e santificante missão de servir em comunidade. Esta é a nossa missão: evangelizar sempre em família, em comunidade.

Pedimos a Nossa Senhora da Luz, a São Francisco e Santa Clara de Assis, graças por todo bem que aqui foi e continua sendo realizada pelos freis franciscanos, pelos padres vicentinos e diocesanos. Enfim, por todas as pessoas que aqui participam e colaboram com os franciscanos de Irati. Agradecemos a Deus por todos os que nestes 117 anos de presença de igreja católica em Irati, aos nossos pioneiros e missionários quais deixaram rastros de bondade, de bons exemplos, de amor e fé nessa terra amada que é nossa Irati, a cidade fraternidade. Rezemos pelos que continuam marcando esta comunidade com suas presenças e dedicação. Viva São Francisco de Assis! Viva a família de Nazaré. Viva as nossas famílias. Paz e bem!

Vanderlei Kawa, coordenador do Conselho Pastoral da capela São Francisco de Assis. Em nome de todos os irmãos e irmãs que fazem parte do Conselho, pastorais e movimentos-padre Jorge Casimirski – padre Alexandre –frei Antoninho Ferreira – Assistente da OFS.