Patrulha Rural faz melhorias nas estradas de Rebouças

O projeto conta com quatro trechos para serem readequados no município

Esther Kremer

Na quarta-feira (13), o prefeito de Inácio Martins e presidente da Amcespar e do Conder, Junior Benato, juntamente com o prefeito de Rebouças, Luiz Everaldo Zak e o engenheiro responsável pela obra, Diorgenes Ditrich, vistoriaram os serviços prestados pela Patrulha Rural em Rebouças. O projeto é elaborado pelo Conder, em parceria com a Amcespar e o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB). Ao todo, quatro trechos da área rural estão sendo readequados.
O primeiro trecho que liga a estrada de Água Quente dos Luz até Água Quente dos Domingues já está terminado. São 5,4 km de área cascalhada, alargada, com bueiros e escoamento de água. O trecho dois está em obras e liga a comunidade de Potinga até Água Quente dos Luz, o trajeto todo já está limpo e alargado, com 3 km de estrada cascalhada. O terceiro momento do projeto faz ligação da Barra dos Andrades até o Marmeleiro, onde o maquinário mais pesado já faz a limpeza. A última parte do projeto vai ligar a Conceição de Baixo até o Marmeleiro.
O presidente do Conder e da Amcespar, Junior Benato, explica que a manutenção do maquinário e o abastecimento dos mesmos fica por conta de cada prefeito que aderiu ao projeto da Patrulha Rural, mas que a SEAB envia óleo diesel para os mesmos e isto faz com que a prefeitura do município tenha um ganho na economia de combustível.
Segundo Benato, o trabalho que está sendo executado pela Patrulha é de excelente qualidade. “A avaliação é extremamente positiva, até porque o serviço que está sendo feito é de excelente qualidade, não apenas em Rebouças, mas em todos os municípios que a Patrulha tem passado. Estamos recebendo respostas positivas”.

“O trabalho é reconhecido. A divulgação que é feita chega até os gestores dos municípios e isto se torna um atrativo. Estamos recebendo respostas positivas”

Junior Benato


O prefeito de Rebouças, Luiz Everaldo Zak, visitou os pontos de obras e comentou sobre o que está sendo feito no município, segundo ele, a Patrulha está priorizando estradas que nunca foram cascalhadas, mas todas vão receber manutenção até o momento em que o projeto estiver na cidade. “O trabalho da Patrulha Rural é muito bem feito, com bons acabamentos. Temos, evidentemente, um custo, mas aos poucos o Governo do Estado vem nos ajudando e já estamos pensando em renovar a nossa frota, pois precisamos manter o maquinário para que o trabalho continue”, disse.
O engenheiro responsável pelas obras, DiorgenesDitrich, relatou que todos os trechos foram elaborados e estudados, onde foram identificadas situações que pudessem melhorar as estradas sem prejudicar os moradores das comunidades. “O mínimo é que passe duas colheitadeiras pelas estradas e nós avisamos a comunidade, se tiver que tirar uma cerca, avisamos antes. Nós nunca tivemos problemas com isto porque é necessário”.
Ditrich ainda explica que cada município que faz a adesão ao Projeto da Patrulha Rural paga uma mensalidade ao Conder e que desta forma os custos diminuem e o trabalho é feito com maior qualidade em todas as localidades.

“A Patrulha Rural é uma boa parceria entre os municípios e o Governo do Estado, vem dando muito certo. Acho importante que continue e amplie este serviço”.

Luiz Everaldo Zak

O agricultor Antonio Eloir de Moraes, morador da comunidade de Potingas, agradeceu o trabalho feito e comentou sobre a praticidade das melhorias. “O trânsito ficou muito bom e bem diferente de antigamente. Antes não tinha nem cascalho, agora está 100%. Ficou bem mais prático, mais fácil”, disse.
Marcelo Vachaki é morador de Água Quente dos Luz e agricultor, o mesmo relatou que o trabalho feito pela Patrulha é de ótima qualidade, e vai facilitar até mesmo as passagens de ônibus. “O serviço aqui está excelente. Faz muitos anos que a gente sofria com as estradas, mas agora com o alargamento e cascalhamento está ficando ótimo. Eu sou plantador de fumo e na época de vender vai facilitar muito a nossa passagem na estrada, sem contar que também melhorou muito a linha do ônibus. O pessoal utiliza bastante aqui”, disse.

Quatro trechos em Rebouças vão receber melhorias – Foto: Raphael Gierez