Paulinho Pezak é destaque na internet com conteúdo gaúcho

Criador do canal Santo Fole é um sucesso no YouTube a nas redes sociais

Jaqueline Lopes

Conhecido pelas frases “Se não toca “Do Fundo da Grota, daí não adianta” e “Maizaa bixo veio”, o iratiense Paulinho Pezak cria conteúdo com muito humor e bom gosto para os gaiteiros e divulga a música gaúcha. Com o canal Santo Fole que já é sucesso em todo o país.
Nascido e criado em Irati, filho de Antonio Kaspczak, conhecido como Bigorna, e de Maria das Graças Kaspczak, morou próximo a Colina Nossa Senhora das Graças, tem uma irmã mais velha, e hoje, com 31 anos é casado com Patrícia Glinski Kaspczak, e tem dois filhos, Antônio e Joaquim.
Paulinho sempre foi adepto da música gaúcha, desde pequeno escutava junto com os pais. Mas, aos 11 anos, através do CTGs, começou a entender melhor o estilo. Entrou para um grupo de invernada. Por ironia do destino, no primeiro dia de ensaio viu um acordeom, e, segundo ele, “foi amor a primeira vista”. O diretor emprestou o instrumento para ele levar para casa. A partir daí, começou a pegar gosto pelo instrumento e aprendeu a tocar.
Ele diz que sempre esteve aberto a novos estilos, e quando adolescente foi roqueiro, skatista, do rap, e, nesta fase, junto com os amigos, montou uma banda de forró. Foram cerca de cinco anos tocando em bares e casa de shows. “Foi um período de decisão. Tinha certeza que queria fazer isso da vida. Aquilo começou a ficar pequeno, foi quando fui embora de Irati para tentar viver de música”.
Aos 17 anos, foi para Curitiba. Com o apoio de amigos e da família conseguiu um emprego de vendedor em uma loja de música. Mas a vida de Paulinho tinha mais surpresas e, um dia, um homem foi à loja comprar uma corda de violão e Pezak estava tocando gaita, o rapaz gostou e chamou o artista para tocar junto com ele, assim, entrou para o circuito sertanejo de Curitiba, e ficou por cerca de 11 anos.
Apesar de estar no auge com a música sertaneja, Pezak conta que ainda não estava satisfeito e queria mais, segundo ele , “ainda não tinha vivido intensamente a música gaúcha nos bailes. Era uma vida boa, mas chega uma hora que cansa de viagens. E a música gaúcha voltou como um sopro”.

Paulinho Pezak é o criador do canal Santo Fole, sucesso na internet – Foto: Divulgação

SANTO FOLE

O Santo Fole, canal de Paulinho, foi criado em 2018, e conta com vídeos de humor destinado aos gaiteiros, conteúdos exclusivos relacionados à música gaúcha, já são mais de 80 mil inscritos. Já a conta no Instagram do artista tem mais de 221 mil seguidores
De acordo com Paulinho, quem faz shows e está na estrada tem muito tempo ocioso. E foi dentro do ônibus do Talagaço que surgiu a ideia do canal. E em uma das apresentações pesquisou uma camiseta de gaita na internet e não encontrou. “O Santo fole nasceu dessa falta de conteúdo humorado na internet para os gaiteiros. Criei as páginas, crio os memes, mas, no início, tudo era anônimo. E aquilo começou a dar certo, a galera foi gostando”, observa. O designer do Santo Fole é feito por Paulinho.
Foi durante um show que Pezak percebeu o alcance do canal e que estava onde ele queria. Em uma apresentação do Talagaço e Os Serranos, em Ponta Grossa, os gaiteiros estavam reunidos com o celular na mão e estavam rindo, e falaram para Paulinho: “conhece este canal aqui? Santo Fole! Muito bom, siga lá”. “Nessa hora eu vi que estava dando certo, era isso que eu queria: conteúdo para os gaiteiros que estão na estrada para que eles possam se divertir”.
O artista começou a aparecer nos vídeos após perceber que poderia ganhar dinheiro com a internet, pois com monetização do YouTube, as visualizações são pagas pela empresa. Buscou a ajuda do empresário Jaime Martini, criou as redes sociais e o personagem. “Supri minha necessidade de conteúdo para gaiteiros, e vi que poderia ganhar dinheiro com as visualizações. Assim, outro caminho se abriu para viver da internet”, comenta.
A música “Do fundo Da Grota”, sucesso nacional, ficou famosa devido ao meme criado pelo Santo Fole, em que diz: “Se não toca “Do fundo da Grota”, daí não adianta”. E é representado em vários vídeos do canal. A música do Baitaca foi feita em 2000, e quase 20 anos depois é sucesso no Brasil graças ao trabalho de Pezak.


COMPOSITOR

Além de todo o talento de Paulinho, ele também é compositor, já escreveu diversas músicas e daqui alguns meses, Alexandre Pires vai gravar uma música do iratiense. “Anjo” será lançada para mais de 17 países no língua espanhola, na voz do cantor. Outros artistas já gravaram canções de Pezak, como Henrique e Juliano, Yago e Santiago, Thaeme e Thiago e vários grupos gaúchos.

NOVOS PROJETOS

Para o futuro, Paulinho tem vários projetos como lançar a banda Santo Fole, além disso, vai criar o “Gaita Veia”, em que fará o conserto de gaitas, mas a pessoa precisa contar toda a história envolvida com o instrumento. Também terá a aquisição de um ônibus próprio para a banda. “Tem muita coisa vindo, já não é mais segredo, estamos montando uma banda. E como tudo que o Santo Fole já fez, a gente não vai ser mais uma e, sim, chegar para fazer história e mudar a história da música gaúcha”, finaliza Pezak.

TALAGAÇO

O criador do Santo Fole recebeu uma ligação de um amigo que o chamou para fazer um teste para o grupo Talagaço, após a saída de Paulinho Mocelin. No primeiro momento, o artista recusou, mas repensou durante o show. No outro dia, retornou a ligação e foi fazer o teste, depois de uma semana, ingressou no grupo Talagaço.
“Foi aí que a música gaúcha realmente entrou na minha vida com baile. Caí na estrada, fazia 28 bailes no mês, caí de paraquedas onde o Paulinho Mocelin já estava consagrado. Eu trouxe um toque mais moderno, sem deixar de lado a essência gaúcha”, disse Pezak.
Com o grupo, Paulinho ficou cerca de cinco anos, e durante este período teve uma das maiores experiências da vida, participou do programa Super Star, da TV Globo. “A gente acaba acostumando com o palco com muitas pessoas assistindo. Agora, estar ali diante do time de jurados, e saber que você está em rede nacional para milhões e milhões de pessoas e nada pode dar errado? As pernas bambearam”, comenta. – Foto: Divulgação.

ESTRELAS DO SUL

O programa Estrelas do Sul é um reality show criado por Paulinho Pezak e será feito pelo canal do Santo Fole. As gravações iniciaram na semana passada e tem como objetivo principal revelar nova estrela do sul do Brasil no estilo gaúcho. Os jurados são conhecidos no estilo, são eles: João Luiz Corrêa, Regis Marques, Victor Pedroso e Leko Bertoldo. Mais de 117 bandas se inscreveram e 20 grupos foram selecionados e vieram para Irati participar das gravações. A final deve acontecer em janeiro de 2022, o local ainda será definido, mas será em uma cidade de Santa Catarina, e serão entre quatro finalistas. Quem escolhe o grande vencedor é o público. – Foto: Divulgação.