Deputada Leandre Dal Ponte participará do III Encontro de Mulheres Rurais

Karina Ludvichak

Estiveram reunidos em Curitiba, na terça-feira (26), a secretária de Agricultura de Guamiranga, Cristiane Tabarro Borgo, e coordenadoras da Comissão de Mulheres da FAEP para debater assuntos importantes ligados a ações estratégicas que buscam o desenvolvimento rural no município. Além da visita à sede do Sistema FAEP SENAR, o grupo também cumpriu agenda na Secretaria da Mulher para oficializar o convite à secretária estadual e deputada Leandre Dal Ponto, que vai palestrar sobre “Eu sonho, eu posso” no III Encontro de Mulheres Rurais de Guamiranga.


Este ano, a 3ª edição do evento acontece no dia 10 de outubro, das 13h às 17h, no Centro de Treinamento de Agricultores, e tem como tema o “Protagonismo Feminino: Legado e Autonomia”.


Segundo Cristiane, o evento destaca e incentiva a participação da mulher no campo, além de evidenciar o protagonismo exercido por elas em papeis de governança. “A grandeza de uma mulher está em ela saber usar a grandeza da sua força em situações desafiadoras mantendo sua ternura”, observa.


PROGRAMAÇÃO
O encontro terá como mediadora Sirlei Benetti, que abre o evento falando sobre o protagonismo feminino.


O evento contará também com os debates em torno dos assuntos:
Sou o Pilar de Mim Mesma, apresentado por Hellen Pontarolo; A Coragem de Liderar, com Joceli Borgo e Franciele Matos; A Fé que me Move, por Débora Comiero; E Sobre Crescer Juntas, onde o Comité Mulher Sicredi – PR/SC/RJ discorre sobre sororidade; Já Luciana Shizue Matsuguma, associada ao sistema da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), aborda o tema “Herdeiros do Campo”.


Continuando os debates, Lauriana Diniz Rickli de Oliveira, do Grupo GWD, fala sobre O Importante Papel da Mulher Rural em Um Processo Sucessório. Em seguida, Giovanna Pontarolo abre o debate sobre A Participação Feminina na Gestão da Propriedade, ao lado de Karla Pontarolo, que fala dos Desafios da Sucessão.
Lorena Stadnytdky comenta sobre A Força e os Desafios da Mulher do Campo no Processo Sucessório. Já Maria de Lurdes Rodrigues levanta o questionamento “E os Filhos que Vão Embora?”, promovendo uma reflexão a respeito dos filhos que não continuam ao lado da família no meio rural e escolhem trilhar outros caminhos.


Para evidenciar ainda mais a importância do papel da mulher no campo, Angela França, da Cresol Grandes Lagos PR/SP, fala a respeito da Participação da Mulher na Gestão Financeira Familiar.


Os debates se encerram com Rosângela Borgo, que abordará o tema “Honrar Pai e Mãe: Sentimentos que Perduram” e Paula Maynardes, da TWO Moda e Mente que ressalta a importância da mulher e a Mulher na sua Melhor Versão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.