Descubra o encanto do verão: destinos imperdíveis para todos os gostos

Dos encantos naturais às atrações culturais, a região centro-sul oferece opções para todos os gostos

Sthefany Brandalise e Viaje Paraná

O verão traz consigo uma explosão de cores, calor e uma variedade de destinos turísticos prontos para receber visitantes em busca de experiências únicas. Dos encantos naturais às atrações culturais, a região centro-sul oferece opções para todos os gostos.

A região Centro-Sul do Paraná é um verdadeiro tesouro de belezas naturais e culturais, oferecendo aos visitantes uma experiência única, e os municípios que compõem essa região se destacam com seus atrativos turísticos imperdíveis.

Por isso, a Folha de Irati selecionou os melhores lugares para que você com sua família e amigos aproveitem o melhor da região.

CONFIRA OS PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DA REGIÃO

IRATI

Monumento Nossa Senhora das Graças

A imagem de Nossa Senhora das Graças é uma das maiores construída no mundo, com 22 metros de altura. Na capela, em dias festivos e especiais do calendário católico, são celebrados missas e novenas. O local possui estacionamento, capela, loja de souvenir e um mirante com vista da cidade e do pôr do sol. R. João Maria dos Santos – Irati, PR, 84500-000

Parque Aquático de Irati

O Parque Aquático de Irati foi inaugurado em 1989, em uma área aproximada de 79.000m². Tem lago com peixes e patos, Pavilhão de Exposições usado para atividades culturais da cidade, quadras desportivas, pista de cooper/ciclismo, trenzinho, academia ao ar livre e playground para crianças.

Cachoeira do Pinho de Baixo

Localizada na comunidade do Pinho de Baixo, a 12 km do centro da cidade. É uma cachoeira artificial, com aproximadamente 16 metros de altura e área para banho.

Cachoeira Itapará

A 24 km do centro da cidade, na comunidade do Itapará, a cachoeira, banhada pelo Rio dos Patos, possui aproximadamente 10 metros de altura.

Museu Casa Dei Nonni

Construído pela comunidade rural do Pinho de Baixo, o museu mostra a história de imigrantes italianos com fotos das famílias locais, móveis típicos, roupas, acessórios, etc. Além de conhecer o museu, os visitantes tem acesso a atrações como trilha ecológica e passeios de carroça.

PRUDENTÓPOLIS

Igreja de São Josafat

Construída entre 1925 e 1928, em estilo bizantino, e tombada pelo patrimônio histórico do Paraná, a igreja possui cinco abóbodas, quatro delas representam os braços da cruz. No interior do templo é possível apreciar a decoração artística, tendo como destaque o iconostase, uma coletânea de ícones que representam a história da salvação.

Monumento Natural Salto São João

O Salto São João, com 86 metros, impressiona pelo cenário e pela exuberância de sua paisagem. O salto pode ser contemplado por dois mirantes: o 1º mirante possui total acessibilidade e o 2º possibilita uma bela caminhada em uma trilha aberta e sinalizada, com a vista para a cabeceira do Salto. O local possui estacionamentos, centro de visitantes com anfiteatro, banheiros e loja de artesanato.

Museu do Milênio

Com rico acervo histórico, cultural e religioso material e imaterial, o local permite compreender a cultura e as tradições dos imigrantes ucranianos e seus descendentes, sendo o principal ponto de visitação e pesquisa em relação à imigração de Prudentópolis.

FERNANDES PINHEIRO

Parque Prainha

O Parque Prainha recebe a comunidade para atividades físicas e de lazer. No local, é possível fazer caminhadas, bater uma bolinha no campo de futebol e suar a camisa na academia de saúde. O Centro de Eventos fica reservado para momentos especiais, como festas e solenidades.

Praça Dr. Manuel Pedro Correia Lima

Um dos principais pontos de encontro da cidade, a Praça Dr. Manuel Pedro Correia Lima tem como um dos principais atrativos uma bela imagem de São Sebastião, padroeiro do município.

IMBITUVA

Santuário de Santo Antônio (Ribeira) 

Imbituva tem um santuário dedicado a Santo Antônio, padroeiro do município. Localizado na comunidade de Ribeira, o local encanta não apenas pela beleza da igreja e do bosque que o cerca, mas também pela história da pequena imagem – de 8 centímetros – do santo casamenteiro encontrada há mais de 100 anos no local.

Capela de Nossa Senhora da Rosa Mística Peregrina (Apiaba)

Na localidade de Apiaba, interior do município, uma santa foi encontrada dentro do tronco de uma árvore. Os sinais para localização da imagem foram revelados através de sonhos a um imbituvense. A imagem exala forte cheiro de rosas e atrai muitos peregrinos que visitam a pequena capela construída no distrito da Apiaba.

Igreja Matriz 

A Paróquia Santo Antônio de Imbituva tem 140 anos. O projeto, em estilo neorromano moderno, foi criado pelo engenheiro Flavio Younglood, da cidade de Irati, e levou 10 anos para ser finalizado. Hoje a Igreja Matriz é um dos principais marcos históricos e turísticos do município.

MALLET

Parque dos Imigrantes 

O parque ambiental, em frente ao terminal rodoviário, tem quadras esportivas, parque infantil, muitas árvores e lagos. É um espaço de lazer que permite estar em contato com a natureza no coração da cidade. Neste parque acontecem os jogos de verão, as festividades do aniversário da cidade, o Festival Gastronômico e as atividades natalinas.

Igreja Sagrado Coração de Jesus 

Localizada no Centro de Mallet, a igreja foi construída entre 1918 e 1931. Há ícones e pinturas do artista Antônio Petreky. A maioria das missas é rezada na língua ucraniana.

Igreja São Miguel Arcanjo 

Construída por volta de 1899 e concluída em 1903, a Igreja em estilo ucraniano-católico é a mais antiga no Brasil. A construção utiliza-se de madeira tripla, as quais são encaixadas umas às outras com pouco uso de pregos.

Igreja São José 

A Igreja foi construída em 1951. O local possui campanário com três sinos, considerado o maior do Paraná. Há pinturas nas paredes que representam a religiosidade ucraniana.

Igreja Nossa Senhora do Rosário 

Em 1997, a igreja centenária tornou-se Santuário. A arquitetura do local apresenta traços da imigração polonesa. É uma das poucas igrejas do Estado a guardar a relíquia do Papa João Paulo II.

Fonte da Água Mineral Sulfurosa João Paulo II

Inaugurada na década de 1990, a fonte simboliza a riqueza dos diversos lençóis freáticos ricos em água mineral sulfurosa do município. O produto é farto em propriedades terapêuticas indicadas para males do fígado, intestino, rins e sistema circulatório. O espaço ainda possui bancos para descanso, playground e iluminação noturna.

RIO AZUL

Cachoeira da Pedreira

A cachoeira, de 15 metros de altura, está no Parque Municipal Salto da Pedreira, em Rio Azul. O parque é formado por bosque, trilha ecológica, piscina de água natural (antiga pedreira), quadras esportivas, quiosques e churrasqueiras. Oferece também centro de eventos, lanchonetes e mirante.

Morro do Cristo

Estátua do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da cidade. O local encanta turistas e visitantes, localizada em Rio Vinagre.


Cachoeira do Dusanoski

Localizada na comunidade de Marumbi dos Ribeiros, a 16 quilômetros da sede do município, a cachoeira está em uma propriedade particular com visitação livre para o turista. Tem espaço para estacionamento e acampamento.

Capela Senhor Bom Jesus de Cachoeira dos Paulistas

A Igreja da Cachoeira é uma capela de madeira, que possui cópias de pinturas famosas da Itália da época renascentista. As reproduções nas paredes e no teto são grandes, expondo desenhos de passagens e personagens bíblicas.

 Pico do Marumbi

Jovens e aventureiros que preferem acampar, fazer trilhas ou voar de asa delta, podem conhecer o Pico do Marumbi em Faxinal dos Limas. Será uma grande experiência.

SÃO MATEUS DO SUL

Chimarródromo
Situado na região central da cidade, o local é ponto de encontro para amigos e familiares passarem momentos agradáveis ​​tomando um bom mate.

 Casa da Memória Padre Bauer
Instalada na antiga Casa Paroquial, foi inaugurada em 1995 com o objetivo de preservar a história do povo paulista por meio da exposição de objetos, documentos e fotografias. O prédio está localizado na Praça São José.

Igreja Matriz São Mateus
Destacando-se pela torre de aproximadamente 70 metros de altura e arquitetura em estilo gótico, a Igreja Matriz São Mateus está localizada na Praça Central da cidade. Inaugurada em 1964, tem em seu interior pinturas trazidas da antiga igreja de madeira construída pelos imigrantes poloneses.

 Igreja Centenária de Água Branca
Localizada na Colônia Água Branca, a igreja desenhada em forma de cruz é um dos maiores legados deixados pelos imigrantes poloneses. Toda a madeira utilizada na construção foi serrada e plantada à mão, tendo no altar-mor a inscrição em polaco “Wr. 1900 Jezus Chrystus, Bóg – Czlowiek Zyje, Króluje, Panuje”, ou seja, “Desde o ano 1900 Jesus Cristo, Deus – Homem vive, reina, domina.” A pintura interior foi feita em 1923 por Ewaldo Ducat, de Irati, já os quadros da via-sacra e dos santos vieram da Polônia e da Bélgica.

Monumento Vapor Pery
Aqui o visitante pode ter uma ideia de como o vapor era utilizado no transporte de passageiros e cargas no Rio Iguaçu. O Vapor Pery, restaurado entre 1996 e 1997, foi lançado nas águas do Iguaçu em 1912 pela empresa Guiblin & Cia, junto com dois barcos de grande porte: “Cila” e “Duda”. Seus motores tinham potência de 75 cavalos.

 Rio Iguaçu
O rio e a ponte são o cartão postal da cidade. Suas margens são cobertas por rica vegetação de várzea, onde se encontram diversas espécies de animais e aves. Nas águas vivem peixes de diversas espécies, sendo este ponto de encontro dos pescadores nos finais de semana.

REBOUÇAS

Igreja Matriz de Bom Jesus

A Igreja Matriz de Bom Jesus, no entanto, guarda suas características tradicionais em estilo neoclássico, com fachada em três pavimentos e torre central bem elevada.

INÁCIO MARTINS

Pedreira Fogaça

Está localizada ao lado da Rodovia Aníbal Curi, e no local onde foram retiradas as pedras, formou-se um lago com águas claras. Deste mesmo lugar é possível ver-se uma paisagem exuberante da serra. 

Cachoeira do Nelson

A cachoeira possui 7m de altura e está situada no Sitio Campos, saída para São Miguel, mata nativa e ciliar preservada e uma trilha pelo campo de 300m da sede.

Cachoeira Santini

Cachoeira também formada por uma barragem, possui 20m, a baixo dela há uma pequena ilha e acima da barragem, há um lago muito bonito com vegetações nativas.

Corredeiras Luis Siqueira

A 500 m da estrada que liga Inácio Martins ao município de Cruz Machado. Propício para a pesca da Truta.  

Cachoeira do Ctg

Com vegetação ciliar preservada, fica a 100m do CTG, percorrendo uma trilha na mata. Com 25m de altura e paredões em volta. Difícil acesso.

Cachoeirinha Bazia

A cachoeira possui mais ou menos 9 metros de altura. Seu acesso à sede da fazenda faz-se por uma trilha de mata nativa. Difícil  acesso.  

Cachoeira Zatta

A cachoeira é considerada pelos moradores da cidade a mais bonita do município. É bastante larga, mais ou menos uns 200m, e com altura de mais ou menos 25m. 

Poços das Cobras

Está localizado no sitio 3 José, o aceso é através de trilha. Neste local há um poço formado pelo Rio Pequeno.

Cachoeira no Rio Claro

Pequeno salto, na entrada da localidade do Gavazzoni em estado natural de preservação.

Serra da Esperança

A Serra da Mesozóica, que constitui a divisão entre o Segundo Planalto (sedimentar) e o Terceiro Planalto (basáltico) no Estado do Paraná. A Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Esperança foi criada através da Lei Estadual nº 9.905, de 27 de janeiro de 1992, sendo que o município possui uma área total de 89.843,10ha, pertencendo dessa área 45.819,96 há para a APA. 

Cachoeira Eucio Nunes

A primeira queda de 4m de altura e a Segunda com 20m de altura. 2km de trilha pelo reflorestamento e mata nativa e ciliar preservada.

Cachoeira e Represa Santini

Cachoeira formada por uma represa que gera energia para a empresa, tem 25m de altura e está localizada na localidade de Cachoeira. Em uma das margens está a empresa e na outra margem uma mata ciliar e mata nativa preservada. Quando a água está canalizada e em acesso se forma uma pequena cachoeira temporária.

Cachoeira Maderit

Cachoeira também formada por uma barragem, possui 20m. Abaixo dela há uma pequena ilha e acima da barragem um lago com vegetações nativas.

Cachoeira da Asmim

Está no Rio Pequeno tem uma queda de 10m e uma largura de 14 metros com vegetação nativa. Na base forma um lago de 6m de largura própria para banho com corredeiras de 20 cm de profundidade. O tempo de caminhada é de 10 minutos em mata aberta. Um pouco acima da cachoeira há uma nascente de água potável. Associação possui salão de festas, churrasqueira, playground e campo de futebol.   

Igreja Menino Jesus

A igreja foi construída em madeira com pinturas no teto e paredes laterais com imagens de São José, Nossa Senhora, Jesus, e Três Reis Magos, tem 8 janelas laterais e um sino da mesma época. Está em um estado de conservação regular e está localizada no distrito de Góes Artigas.

Salto Iratizinho

Localizado no Distrito de Gões Ortigas, no Rio Iratizinho, está localizado um salto de 35 a 40m de altura com corredeiras, uma trilha dentro da mata fechada de mais ou menos 1 Km, ao lado paredões, a uns 300m para baixo o rio se alarga com uns 15m, a água é própria para banho

Cachoeira do Joanito

O atrativo deste local é uma cachoeira de mais ou menos 6m, em volta paredões. O rio forma algumas corredeiras. A caminhada de uma hora e meia, no mato.

Cachoeira do Cláudio

Com uma altura de 8m e uma trilha de 100m no Rio Poronga. Fica na saída para o Gavazzoni.

Cachoeiras da Manasa

A primeira queda de 4m de altura e a Segunda com 20m de altura. 2km de trilha pelo reflorestamento e mata nativa e ciliar preservada.

Gruta do São Miguel

De arenito, com altura de 4m, possuindo um salão principal e vários corredores que terminam em outros salões menores. Também possui um rio em seu interior. A entrada mede 1m de largura e 1m de altura. A trilha é de 1,5km em reflorestamento de pinus.

Gruta José Dias

Situada no assentamento José Dias, saída para Guarapuava na localidade de Papagaios, a gruta é de arenito com entrada de 7m de largura e 1m de altura, há um rio em seu interior e 3 corredores que dão para outros salões mais altos. São 3,5km de trilha em mata fechada, possui presença de animais, e é de difícil acesso.

TEIXEIRA SOARES

Gruta de Teixeira Soares –  Recanto Ecológico Celso Colesel 

Lugar de paz e tranquilidade, a Gruta faz parte da história do município. Localizada em Baitacas, Teixeira Soares, a Gruta foi construída em 1948 por Celso Colesel. Celso decidiu criar a Gruta inspirado pelas histórias de Nossa Senhora de Lourdes, que a avó vinda da Itália contava.

Igreja Matriz Imaculada Conceição

A Igreja constitui-se numa imponente edificação e ponto de referência da cidade. Mesmo de alguns pontos do município é possível enxergá-la. Até os dias de hoje mantém fielmente seu estilo original, quase sem alterações. Sua escadaria foi feita com pedra-ferro, trazida do Passo da Capoeira. Desde que o município foi emancipado, todo o dia 08 de dezembro é realizada a fervorosa procissão em homenagem à padroeira. Localizada na Rua Prefeito José Viana, s/n – Centro – Teixeira Soares-PR.

Réplica de Estação de Trem “Ferroviário Manoel Corrêa Machado – Maneco Machado”

Situada em frente à Praça Manoel Ogero Dias, na Avenida Prefeito José Viana, o local representa parte da história do município de Teixeira Soares e de seu desenvolvimento, a ferrovia. O local, que homenageia todos os teixeira-soarenses que trabalharam na ferrovia e ajudaram no desenvolvimento do município, traz o nome do ferroviário Manoel Corrêa Machado. 

Praça Irmãos Baumel

Localizada na Rua Manoel Macedo de Azevedo, 55 – Teixeira Soares, PR, 84530-000

GUAMIRANGA

Cachoeira da Água Enxofrada

Situada na localidade Tigre, a 9,1 Km da cidade, encontra-se uma fonte de Água Sulfurosa, a qual caracteriza-se pelo forte odor de enxofre na água, que brota das rochas de uma taipa atrás de uma cachoeira de aproximadamente 10m de altura. Seu acesso é fácil.

Cachoeira do Mato Queimado

Possui grande volume de água que unindo-se a vegetação ainda intocada forma uma passagem muito bonita. Está localizada a 14,4 km da cidade, é possível chegar de carro até aproximadamente 500m. da cachoeira, o restante do trecho é percorrido a pé.

Cachoeira do Moinho

Local onde foi construído o primeiro moinho do município de Imbituva do qual Guamiranga fazia parte. A cachoeira não se destaca pela altura, mas pela sua beleza. O antigo moinho tem 63 anos.

Cachoeira do Sítio Boa Esperança

Ponto de encontro de jovens em finais de semana, a cachoeira que fica localizada próxima a cidade, possui área para banho e uma gruta para contemplação.

Cachoeira do Toni

É uma cachoeira de 15m. De altura, de pouco volume de água, a riqueza está em sua paisagem, fácil acesso a 16,2 km da cidade, na localidade de Boa Vista.

Cachoeira em Guamirim

São duas cachoeiras de uma rara beleza, que causa admiração de quem as visita, é impossível vê-las e não as guardar na memória, a primeira apresenta 22m e a segunda com 17m, as duas apresentam um volume de água bastante considerável. Acesso fácil, distância aproximada de 4,5 km da cidade.

Neste roteiro de verão, a Região Centro-Sul do Paraná se destaca como um tesouro a ser explorado. Seja buscando aventura, espiritualidade ou simplesmente relaxamento, cada destino reserva surpresas que tornarão sua viagem memorável. Prepare-se para dias ensolarados repletos de descobertas e experiências únicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.