Embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostilav Tronenko, visita Prudentópolis

O encontro teve como um dos principais objetivos apresentar para a comitiva o potencial de diversos segmentos do ramo empresarial existentes no município

O município de Prudentópolis, recebeu, na quinta-feira (19), a visita do embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostilav Tronenko, além de uma comitiva de empresários de Kharkiv,uma das regiões mais desenvolvidas da Ucrânia em Tecnologia, Agronegócio, Embutidos, Ensino e outros.

Durante o encontro a comitiva de empresários participou do Seminário de Crédito organizado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, que teve como um dos principais objetivos do evento apresentar para a comitiva o potencial de diversos segmentos do ramo empresarial existentes no Município.

O prefeito de Prudentópolis, Adelmo Luiz Klosowski, fala da importância da visita. “Essa é uma grande oportunidade para buscarmos novos investimentos e fortalecer o agronegócio, visando sempre o crescimento econômico, que poderá expandir o número de empregos em Prudentópolis e região”, conta o prefeito.

Essa visita reforça os laços que já haviam sido firmados com a cidade de Ternopil na Ucrânia, através da assinatura do acordo internacional de cooperação. O termo possibilitou uma maior visibilidade de Prudentópolis no cenário cultural, turístico, educacional, tecnológico e econômico, o qual está atraindo empresas ucranianas de diferentes atividades.

Durante o Seminário, foram apresentadas e discutidas oportunidades comerciais e culturais pelos empresários da cidade de Kharkiv, além de contar com a presença de instituições cooperativas e financeiras da região de Prudentópolis.

Entre os temas discutidos, está por exemplo a educação, que cita essa parceria de alunos em mestrados, bacharelados, além da parceria em estágios para professores em diferentes especialidades com diferentes durações (de 3 semanas a 1 ano); juntar atividades cientificas: conferências, livros, artigos e programas; desenvolvimento projetos e programas customizados para brasileiros; juntar programas de aprendizado via Skype (acesso para brasileiros participarem das aulas online); intercâmbio de alunos e professores; participar de projetos de pesquisa brasileiro com países parceiros;Qualquer forma de cooperação acadêmica.