Evento sobre pecuária moderna reúne 160 pessoas em Prudentópolis

Participantes acompanharam palestras sobre as novidades no ramo

Daniela Valenga

O Sindicato Rural de Prudentópolis, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) promoveram um curso sobre pecuária moderna em Prudentópolis. Cerca de 160 pessoas participaram do evento, entre pecuaristas, representantes de empresas do ramo e autoridades políticas.

“O nosso objetivo é preparar o produtor para implantação do correto manejo de bovinos de corte, para tornar a atividade moderna, lucrativa e sustentável”, explica o Sindicato.

Durante o evento foram tratados temas como nutrição animal, principais doenças e controle de plantas daninhas na pastagens. “Durante as palestras oferecidas, os produtores tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre o ramo”, destaca o vice-prefeito, Evaldo Hofmann, que acompanhou o evento.

O evento teve início com uma fala do presidente do sindicato, Edimilson Roberto Ricki. Em seguida, o zootecnista Tomás Gazola Zanin falou sobre as últimas novidades em relação à inseminação artificial em Tempo Fixo (IATF), técnica que favorece a seleção e o melhoramento genético dos animais.

O engenheiro agrícola Giovane André Lauxen conversou com os participantes sobre a importância da correta aplicação de herbicidas em pastagens. Já o médico veterinário Edgar Pilati Filho falou sobre as principais doenças bovinas da região. Após momentos de confraternização, Itamar Cousseau, médico veterinário, deu dicas sobre a implantação da IATF nas propriedades rurais.

Além do vice-prefeito, o secretário de Administração, Emerson Rech, o secretário de Agricultura, Felipe Daciuk e o técnico agrícola, Ambrósio Jak acompanharam o evento. Segundo Hofmann, os profissionais que participaram do evento ressaltaram a importância da formação por conseguiram se atualizar sobre novos métodos e obter dicas de como ter um pasto de qualidade para seus animais e evitar possíveis doenças.

Próximo curso

O Sindicato Rural irá promover um curso sobre direcionamento automático de máquinas entre os dias 12 a 14 de junho. A formação ocorre na sede do sindicato. O curso é voltado tanto para quem já possui um trator agrícola equipado com ferramentas de Agricultura de Precisão (AP), como para quem quer conhecer a tecnologia. As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp do Sindicato: (42) 998573931.