Festa de São Miguel movimenta Irati

Divulgação Paróquia São Miguel

 ‘Quis ut Deus?’ é uma frase em latim que significa ‘Quem é como Deus?’,  trata-se de uma tradução literal do nome Michael – no hebraico: מִיכָאֵל, transliterado Micha’el ou Mîkhā’ēl.  O arcanjo que defende todo aquele que o invoca no combate espiritual. Também é padroeiro da Paróquia de São Miguel Arcanjo em Irati (PR) que se prepara para celebrar sua festa com muita devoção e piedade no dia 29 de setembro.

De acordo com o pároco,  Padre Alvaro Nortok a expectativa  é que, na paróquia, o padroeiro seja bem celebrado e haja uma experiência bem vivida na espiritualidade do arcanjo. “A paróquia completará 75 anos, daí que a união das comunidades com essa presença intercessora de São Miguel permeará  toda a preparação deste momento de celebração”.

O  sacerdote afirma que são muitos os atrativos para os devotos do arcanjo combatente.  “A edição desta festa tem uma programação muito especial com o novenário de São Miguel do dia 20 ao dia 28 e no dia 29 de setembro teremos um dia  de evangelização, espiritualidade e confraternização” destaca.

Devotos são esperados de toda a região. Em anteriores edições foi comum perceber grupos em ônibus até de Curitiba, por exemplo. São  católicos como Zenóbio Iantas de 69 anos de idade  e que já participou de 55 festas em honra a São Miguel.  “Todos os dias nós rezamos a São Miguel pedindo proteção das crianças e para os pais mais jovens. E nós invocamos assim: São Miguel Arcanjo defendei- me no combate”. Casado com Emilie Iantas, seu Zenóbio é pai  de quatro filhos e avô de quatro netos, todos eles devotos do Arcanjo Miguel. “Sempre participamos das novenas e procissões. Meus pais José e Emilia, frequentavam a Paróquia  São Miguel. Há  55 anos eu participo ativamente da Igreja. Hoje, junto  com minha esposa continuamos esta tradição e todos nossos filhos e netos são católicos”; o casal é coordenador do movimento das Capelinhas na paróquia.

Traços característicos dos devotos de São Miguel são a solidariedade e a fraternidade, nos garante Zenóbio. “Aqui, em nossa paróquia temos a Pastoral Social que auxilia as famílias que mais precisam, como já aconteceu no passado com as enchentes”. A novena é oportunidade de colocar  o papo em dia com amigos, “ temos conversas sobre como está indo a lavoura, o relacionamento é  muito intenso e bonito, é muito interessante, fortalece a comunidade Iratinense de maneira geral”, afirma o devoto.  

Para a coordenadora da Pastoral da Acolhida da Paróquia São Miguel Arcanjo, Serli Laroca, a edição 2022 da Festa do Padroeiro tem o tom de retorno pós pandemia. É momento de voltarmos à participação intensa nas atividades eclesiais. “Minha expectativa é que voltem mais pessoas para a Igreja, a festa litúrgica é muito bonita, mas, para mim, é tempo de voltar para a Igreja. Muitas pessoas com a pandemia se afastaram, é hora de voltar, não é de ficar em casa, se volte para Jesus Cristo “, convidou.

Um outro ponto destacado pela equipe de acolhida é a presença dos devotos de São Miguel de toda a região. “Queremos ser um ponto de encontro dos devotos de São Miguel e acolher a todas as comunidades que rezam conosco, é tempo de oração”.

A programação completa da Festa de São Miguel Arcanjo em Irati-PA pode ser acessada através das redes sociais Instagram e Facebook @paroquiasaomiguelirati e pelo whatsapp 42 3422-6573

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.