Forte temporal atinge Irati e região causando diversos estragos

Esther Kremer

Devido às fortes chuvas, granizo e ventos intensos da madrugada de quinta-feira (20), o município de Irati e outros da região sofreram diversos danos como o destelhamento de casas, danos em prédios públicos e comerciais, e muitas quedas de árvores.

De acordo com a Defesa Civil de Irati, foram 66,5 milímetros de chuva. Os bairros do Alto da Glória e Vila Nova foram os mais atingidos, mas a Prefeitura divulgou que os bairros Canisianas, Tucholka, Nhapindazal, Choma e também tiveram estragos, assim como, no interior do município.

No bairro Vila Nova, pinheiros caíram sobre uma residência, mas não houve feridos, apenas danos materiais. A Escola Antonina Filus Panka foi uma das instituições públicas danificadas, parte do beiral da escola foi arrancado por causa dos fortes ventos. Ainda, o Cemitério Municipal também foi atingido.

Em nota, o Corpo de Bombeiros diz que foi acionado, via 193, para prestar atendimento a corte e desgalhes de árvores que estavam caídas em via pública e na PR-438, sentido Irati/Teixeira Soares. Também houveram solicitações para entrega de lonas a famílias atingidas pelo temporal. Cerca de 10 residências foram atendidas, mas não houve desabrigados ou desalojados.

Segundo a Prefeitura, a Copel e a Sanepar estão trabalhando para reestabelecer os sistemas de energia e água no município.

PRUDENTÓPOLIS

Em Prudentópolis, o temporal atingiu, principalmente, a área rural do município com muitas quedas de árvores. A Defesa Civil divulgou que, até o momento, foram atendidas 13 residências e que foram entregues lonas, mas nenhuma família precisou ser realojada.

A grande quantidade de queda de árvores obstruiu a estrada da região norte da Linha Esperança e por este motivo, o prefeito Osnei Stadler colocou à disposição todo o parque de máquinas da Prefeitura para realizar a limpeza das estradas e também da área rural.

A Copel está trabalhando para reestabelecer a energia em todo o município.

IMBITUVA

Em Imbituva, houve destelhamento em 15 residências e diversas quedas de árvores, principalmente, no interior do município, prejudicando o trafego nas estradas rurais.

A Prefeitura está cumprindo o protocolo de segurança e alerta a população para que formalizem a reclamação de destelhamento na Defesa Civil pelo número 199, desta forma, as equipes podem fornecer materiais para o reparo dos danos causados.

GUAMIRANGA

No município de Guamiranga, houve diversas quedas de árvores, poucos destelhamentos de casa e durante o período da manhã, o município estava com queda de energia, mas tudo está normalizado.

FERNANDES PINHEIRO

Em Fernandes Pinheiro, houve quedas de árvores em diversos locais do município, mas, até o momento, não houve relatos de estragos em residências. O município ficou sem energia no período da manhã, mas já está normalizado.

TEIXEIRA SOARES

Em Teixeira Soares, o temporal atingiu algumas casas do interior e fez com que galhos de pinheiros atingissem residências. A Defesa Civil do município está fazendo levantamento de quais casas precisam de reparo em telhas.

Algumas localidades do munícipio ainda está sem energia, mas as equipes estão trabalhando para reparar os danos.

RIO AZUL

Em Rio Azul, não houveram registros de estragos.  

Vídeo: Reprodução
Vídeo: Reprodução
Vídeo: Nilton Pabis
Vídeo: Nilton Pabis
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.