IFPR abre inscrições para 120 vagas de cursos técnicos em Rio Azul

Foto: Reprodução Rio Azul agora passa a contar com cursos profissionalizantes para ajudar quem busca mais conhecimento e se encaixar

Foto: Reprodução

Rio Azul agora passa a contar com cursos profissionalizantes para ajudar quem busca mais conhecimento e se encaixar no mercado de trabalho, com a disponibilidade dos cursos técnicos do Instituto Federal do Paraná (IFPR), do Polo de Rio Azul, em Ensino a Distância (EaD), para o ano de 2019.

As inscrições já estão abertas e vão até o dia 11 de novembro. O IFPR disponibiliza 120 vagas para o polo de Rio Azul. Os cursos são de técnicos subsequente, em administração, meio ambiente, serviços públicos e vendas. Quem está cursando o terceiro ano do ensino médio ou já concluiu pode fazer a inscrição e participar do processo seletivo, concorrendo uma vaga nos cursos técnicos para o próximo ano.

As inscrições são feitas apenas online, no  site do IFPR (www.ifpr.edu.br), nele também é possível baixar o edital. Quem estiver concluindo o ensino médio este ano deve incluir uma declaração de matrícula para se inscrever. Serão dois anos para concluir o curso.

O prefeito Rodrigo Solda se diz feliz por ajudar os rioazulenses trazendo cursos importantes e reconhecidos. A gente está conseguindo trazer , com o apoio do deputado Sergio Souza, um embasamento viável para Rio Azul. Fomos um dos poucos municípios do Estado a conseguir credenciamento. Com esforço e junto da assessoria do deputado, que se comprometeu a cumprir com os critérios, a gente pleiteava com dois cursos, e agora e estão aí, quatro cursos para o povo de Rio Azul, para os jovens e para quem quiser e puder lutar por um diploma, buscar uma colocação no mercado profissional, comentou o prefeito nas redes sociais.

Segundo ele, são cursos que vão ajudar toda a população para conseguir uma estabilidade financeira e autonomia. Não é um passatempo, é uma qualificação profissional para quem está buscando se colocar no mercado. Tem gente que me procura perguntando quando a gente vai conseguir investir em uma política de geração de empregos e está aí. Dois jovens, que estão na política, estão conseguindo disponibilizar para Rio Azul muitas coisas, pessoas que realmente são pautadas para trazer soluções. Aqui tem investimento e boas parcerias. Para a gente poder ensinar as pessoas a terem autonomia própria e poderem ir em busca de uma profissão, de um emprego, de uma renda, disse.

Ele ainda comenta a qualidade dos cursos oferecidos pelo IFPR. Esses cursos são investimento de tempo e esforço de médio a longo prazo. São dois anos de curso que a pessoa terá que se dedicar para conseguir esse diploma. Mas a vantagem que leva é a autonomia, a ter uma capacidade financeira para pode viver melhor e não depender daqueles políticos do passado, observou.

Solda ainda enfatiza que a gestão dele tem trabalho para melhorar a vida dos rioazulenses, principalmente na geração de emprego. A gente está fazendo a nossa parte, mostrando que dá para criar opções e deslumbrar um caminho melhor para Rio Azul. E nós que somos jovens sabemos que temos o tempo a nosso favor. A gente está sendo pautado pelo planejamento, estamos com uma equipe jovem, buscando esse tipo de alternativa, porque a gente sabe quanto mais tempo passar, maiores e mais difícil serão os critérios para as pessoas conquistarem seus espaços no mercado de trabalho. E a gente, em uma cidade pequena, como Rio Azul, temos o dever político e cívico de fazer isso pelo nosso povo, conclui.