Imbituva investe em lâmpadas de LED para melhorar iluminação pública

A substituição será feita em etapas, começando pelo Centro

Redação

A gestão municipal de Imbituva iniciou na semana passada a troca de lâmpadas para melhorar a iluminação pública e oferecer mais qualidade para o cidadão e economia para o município. A substituição para lâmpadas de LED será feita em etapas.
Num primeiro momento as trocas acontecem nas áreas de maior fluxo de pessoas e concentração de serviços, ou seja, no Centro e bairros próximos. Em seguida, a iniciativa será expandida para os bairros mais afastados. A ideia surgiu por parte do próprio município que de início adquiriu cerca de 420 lâmpadas, com um investimento total de R$ 290.418,00.
O prefeito de Imbituva, Celso Kubaski, comentou sobre a modernização da iluminação pública. “Neste primeiro momento estamos fazendo um investimento de mais de R$ 290 mil em iluminação de LED. Sabemos que uma cidade iluminada é mais segura e onde a população pode desfrutar mais do que a cidade oferece. Mas além do conforto que a iluminação proporciona, também traz modernidade e economia. Neste momento os projetos beneficiaram as ruas do centro, mas estamos trabalhando para atender os bairros também. Nosso objetivo é melhorar a qualidade da iluminação e contribuir com um sistema que também seja econômico e alinhado com processos de sustentabilidade. Precisamos utilizar métodos que tenham como princípio ajudar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida de todos”.
De acordo com o vice-prefeito de Imbituva, Zaqueu Bobato, a meta da prefeitura é ampliar esse serviço para que abranja o município todo. “A substituição da iluminação pública por lâmpadas de LED vai gerar muita economia energética no nosso município, além de deixar o espaço urbano mais claro e bonito. Vamos investir em práticas mais sustentáveis como esta. Percebemos uma necessidade de ajudar na preservação do planeta”, destaca Bobato.

Vantagens da troca da iluminação

Pesquisas apontam que a iluminação em LED produz a mesma quantidade de luz que as demais lâmpadas, contudo, a LED é 80% mais econômica que as lâmpadas incandescentes. Esse tipo de lâmpada pode durar de Três a 10 anos dependendo do uso e tem em média uma vida útil de 30.000 horas de uso. Além disso, as LEDs possui fatores que contribuem com a sustentabilidade, já que não possuem toxinas e 98% de seus componentes são recicláveis.