Teixeira Soares ganhará imagem do Imaculado Coração de Maria

A previsão é que seja instalado na Praça Irmãos Baumel, no próximo aniversário do município

Redação e assessoria de Teixeira Soares

Com o objetivo de fomentar o turismo religioso e valorizar a fé cristã, no mês de setembro, o prefeito de Teixeira Soares, Lula Thomaz , vice-prefeita, Juliana Belinoski e o Diretor do Departamento de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico, Ricardo Basso, reuniram-se com o Bispo Dom Sergio Arthur Braschi, para discutir sobre a instalação do monumento da Imaculado Coração de Maria no município.
A imagem vem do Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Portugal. A proposta é de que o monumento seja construído na Praça Irmãos Baumel e inaugurado no próximo aniversário, de 105 anos, do município, em julho de 2022.
A história do município vai de encontro com a do Imaculado Coração de Maria. A primeira aparição da santa foi em 1917, mesmo ano de emancipação política de Teixeira Soares. Em conversa com uma moradora da localidade do Faxinal dos Mineiros, Maria do Rocio Policeno, surgiu a ideia de instalar o monumento na cidade.
“Acatamos a ideia, achamos muito interessante e fomos conversando com algumas pessoas ligadas a igreja sobre a possibilidade de colocar um monumento e então buscamos o local em que seria instalado e definimos a Praça Irmãos Baumel”, conta a vice-prefeita, Juliana Belinoski. Após a escolha do local, foi conversado com o pároco local e com o Bispo da Diocese de Ponta Grossa que aceitou o lugar escolhido.
Na ocasião, Dom Sergio fez uma carta de recomendação ao pároco Janescleo Guimarães, para fundar a imagem. A solicitação foi feita através da Prefeitura, junto a Câmara Municipal, e enviado à comissão responsável pelos monumentos no Brasil. Entre as exigências para que a imagem seja instalada no município é de que fosse em um lugar tranquilo.

Consagração ao Imaculado Coração de Maria

Nossa Senhora de Fátima, apareceu seis vezes, entre o período de maio de 1917 a outubro de 1917,para três pastorinhos, na cidade de Fátima, em Portugal. Ano da emancipação política de Teixeira Soares.
Nos monumentos ao Imaculado Coração de Maria, encontram-se elementos do Antigo e do Novo Testamento, da Mensagem de Fátima e da Doutrina da Igreja.
Os três degraus constituem os alicerces do monumento e representam os alicerces da Vida Espiritual:
• As quatro colunas do Monumento, onde se apoiam os vidros, representam as quatro colunas da Igreja, os quatro Evangelistas;
• Dentro do Monumento está Nossa Senhora.
• O telhado com quatro águas representa os quatro rios do Paraíso, como nos fala o Gênesis 2, 11-14, e por onde corre, para os quatro cantos do mundo, um ponto essencial da Mensagem de Fátima;
• Em volta do monumento estão cinco pilares que sustentam um terço, representando os Cinco Primeiros Sábados, pedidos na Mensagem de Fátima. O Terço está ali a lembrar que Nossa Senhora, em Fátima, em 1917, nas seis aparições, pediu que se rezasse o terço todos os dias.