Irati e região celebram o Dia de Nossa Senhora das Graças

Programação ocorrerá no sábado (27) e terá eventos em três cidades da região

Amanda Borges

No sábado (27), celebra-se o dia de Nossa Senhora das Graças e, em comemoração, a região de Irati receberá uma programação que explora o turismo religioso local. Estão agendadas a passagem da Rota da Medalha Milagrosa, missas, romarias, a oração das mil ave-marias e a venda de sonhos e pastéis para arrecadação de fundos. Em Irati, todas as atividades acontecerão na Colina Nossa Senhora das Graças, local que abriga uma das maiores imagens do mundo da Santa.
Um dos destaques da programação é o início da Rota da Medalha Milagrosa. O evento consistirá em uma peregrinação que parte da Colina Nossa Senhora das Graças, rumo ao Santuário de Nossa Senhora das Graças, em Prudentópolis. De acordo com a presidente da Agência de Desenvolvimento das Regiões Sul e Centro Sul do Estado do Paraná (ADECSUL), Estela Mara Rosa,os peregrinos farão o trajeto de carro e, este ano, devido à pandemia, não haverá excursões vindas de outras localidades.


Além disso, a presidente da ADECSUL afirma que a iniciativa será o primeiro passo para a consolidação da cidade de Irati como um destino para aqueles que buscam o turismo religioso. Estela diz que a Agência deverá fazer uma sondagem durante a realização do evento para entender qual o objetivo do público que busca atividades desse tipo e quais locais da cidade serão mais procurados durante a passagem dos turistas. Esse processo auxiliará a ADECSUL a organizar, não somente a rota do ano que vem, mas também os demais eventos que devem vir a ocorrer.
Contudo, para que a cidade passe a ser um destino fixo para os viajantes que buscam o turismo sacro, a presidente afirma que é necessário realizar a formação de guias de turismo. Esses profissionais teriam como papel a orientação dos visitantes, contando a história (explorando a razão pela qual aquele espaço foi demarcado religiosamente) e curiosidades de cada um dos pontos turísticos.

“A devoção Mariana é um acontecimento mundial” -Estela Mara Rosa

ROMARIA PINHO DE BAIXO
A Santa também será destino da romaria que inicia no Pinho de Baixo. Os peregrinos partirão da Capela Bom Jesus, às 4h, passam pela Capela do Divino Espírito Santo, às 5h, e seguem para a Capela São Sebastião, a partir das 6h, com previsão de chegada às 9h na colina. O evento ocorre anualmente e planeja receber um grande número de participantes, tendo em vista o cancelamento em 2020 devido à pandemia. Além dos moradores do Pinho, fiéis das comunidades Caratuva, Alvorada e Serra dos Nogueiras também participarão de parte da caminhada, tendo como ponto de encontro entre todas as localidades o restaurante Máxim’s. Cerli da Luz Ferreira Laroca, uma das organizadoras da romaria, frisa: “A gente convida todos aquelas que vão todo ano e reforça ao convite aqueles que tiverem vontade, se sintam convidados a participar!”.

COLINA
O presidente da Comissão da Santa, Sandro Baranhuki, divulga que outras atividades tradicionais da data no município também ocorrerão. Entre elas, serão realizadas as missas, às 10h e às 19h30, com a oração das mil ave-marias e a venda de pastéis e sonhos. Além disso, cabe relembrar a importância da data para a fé da região: “E tem na Sala dos Milagres bastantes agradecimentos com relação a cura de câncer, cura de doenças, muitas pessoas vêm de fora para pedir para Nossa Senhora aqui de Irati”, afirma Baranhuki.

TERRA DOS PINHEIRAIS
Visando expor a potencialidade turística religiosa da região para o restante do estado, representantes da ADECSUL participarão, do dia 1º ao dia 03 de dezembro, da 16ª edição do Festival Internacional de Turismo das Cataratas, o Fit Cataras. “Estaremos com um stand da Terra dos Pinheirais, vários prefeitos já confirmaram, secretários também de turismo, aonde nós vamos estar expondo o potencial de atrativos e roteiros, da nossa região turística Terra dos Pinheirais”.