Irati receberá mais de R$ 1 milhão da Copel para iluminação pública

O município foi o quinto colocado, entre mais de 100 inscritos no projeto

Kauana Neitzel

O município de Irati foi selecionado para receber o investimento de R$ 1 milhão e 218 mil em iluminação pública da empresa Copel. A divulgação comunicando do resultado preliminar da chamada pública 003/2020 foi divulgado na terça-feira (19). Foram selecionadas as propostas de projetos de eficiência energética no uso final de energia elétrica, de consumidores pertencentes à área de concessão da empresa distribuidora.
Dos mais de 100 municípios inscritos para receber o investimento, cinco foram pré-selecionados e Irati ficou em quinto lugar. Os demais selecionados foram: Cambará, Santo Antonio da Platina, Mandaguari e Francisco Beltrão. O resultado ainda tem caráter preliminar, conforme definido no edital. Os selecionados a fase de execução poderão sofrer alterações em razão da procedência de eventuais recursos que possam ocorrer sob resultado divulgado. Os municípios têm 15 dias para questionar as notas publicadas na chamada.
De acordo com o secretário de Planejamento e Coordenação de Irati, João Almeida, o dinheiro obtido pelo projeto será destinado para a troca de lâmpadas de vapor de sódio por LED em todas as principais ruas da cidade, por ser um plano de eficiência energética. “Estaremos trocando em paralelo nos bairros, com recursos da taxa de iluminação pública”, completou o secretário.
Vantagens da troca da iluminação
Pesquisas apontam que a iluminação em LED produz a mesma quantidade de luz que as demais lâmpadas, contudo, a LED é 80% mais econômica que as lâmpadas incandescentes. Esse tipo de lâmpada pode durar de três a dez anos dependendo do uso e tem em média uma vida útil de 30 mil horas de uso. Além disso, as LEDs possuem fatores que contribuem com a sustentabilidade, já que não possuem toxinas e 98% de seus componentes são recicláveis.