Livro contará a história da imigração polonesa em Irati

Assessoria

Foi aprovado pelo Programa de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), do governo do Paraná, o projeto “Vidas Polonesas nas terras dos Pinheirais”, que lançará um livro contando a história da imigração polonesa em Irati. A obra será organizada pelos escritores Herculano Batista Neto, Luiza Neuma Fillus e NelsiAntoniaPabis a partir textos publicados na Folha de Irati durante a comemoração do sesquicentenário da imigração polonesa no Paraná, em 2021. A obra será editada pela ABC Projetos Culturais.

A aprovação pelo PROFICE permite que empresas e indústrias que recolham ICMS no Paraná destinem parte do imposto para a produção da obra. O valor a ser destinado pelas empresas pode ser consultado diretamente no site da Receita Estadual.

O projeto conta ainda com o apoio da BRASPOL, Representação Central da Comunidade Brasileiro-Polonesa do Brasil, (entidade criada em 1990, reunindo descendentes de imigrantes poloneses), da ALACS (Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná), de pesquisadores e historiadores que produziram as biografias de imigrantes.

A proposta da publicação será mostrar o importante papel assumido pelos imigrantes poloneses na colonização do Paraná, ao chegarem em diferentes ondas migratórias motivadas pelas crises políticas, econômicas e sociais vividas na Polônia e pela promessa de melhores condições de vida propagada pelo governo brasileiro na Europa.

Apesar da decepção com a realidade encontrada, os poloneses deram sequência às suas lutas e enfrentaram muitos desafios, sem esquecer suas origens. Por onde passaram, cultivaram valores que permanecem vivos e ainda hoje são transmitidos às novas gerações.

Em Irati, boa parte da população é formada por descendente de poloneses, que vivenciaram uma transmigração, principalmente da Colônia Tomaz Coelho, em busca de maiores extensões de terra. “Essa movimentação fez com que Irati tivesse um representativo patrimônio cultural edificado pelos imigrantes poloneses, tanto do ponto de vista material, preservado na arquitetura de igrejas, escolas e outros prédios ícones da cidade, como também imaterial, através da religiosidade, da educação, de hábitos, usos e costumes”, define o organizador da obra e proponente do projeto, Herculano.

Como medida de acessibilidade será produzido um audiolivro, disponibilizado através de QR Code na versão impressa do livro. Toda a tiragem de 1000 exemplares da obra será distribuída gratuitamente em escolas, bibliotecas públicas e entidades culturais da região de Irati.

O projeto ainda promoverá a palestra “A imigração polonesa no Paraná e a legislação migratória” nas cidades de Irati, Prudentópolis, Imbituva e São Mateus do Sul. Ela abordará importantes aspectos acerca do processo imigratório para o Paraná e as mudanças nas legislações estadual e nacional para acolhimento de imigrantes por longo do tempo, perpassando os diferentes contextos e a chegada deste grupo étnico de importância central para a configuração do Paraná e sua história em diversos sentidos.

SERVIÇO

Informações sobre como destinar ICMS para o projeto pode ser obtidas através do e-mail [email protected] ou pelo whatsapp42 98394207

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.