Manipuladores de alimentos de Guamiranga recebem educação sanitária

Karina Ludvichak e assessoria

No dia 16 de março, a Vigilância Sanitária de Guamiranga em parceria com as comunidades religiosas Evangélica Luterana Paixão, de Barra Mansa e Capela São Sebastião, de Nova Boa Vista, promoveram o IV Encontro Técnico para manipuladores de alimentos no município. A reunião, que contou com a presença de mais de 70 manipuladores e ajudantes, teve como objetivo a educação sanitária.

A palestra itinerante teve início no ano de 2022, nos bairros rurais de: Queimadas, em 30 de junho, e contou com cinco participantes; Manduri, em 30 de agosto, com a participação de 11 pessoas e no dia 25 de outubro na comunidade do Tigre, com 11 participantes.

Cristiane Tabarro Borgo, secretária de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, explica que os encontros são agendados de forma estratégica. “A ideia é que as pessoas que trabalham no ramo alimentício recebam as instruções antes das festas e celebrações, onde haverá manipulação e comércio de alimentos. E para realizar tal atividade, é necessário estar em dia com a Licença Sanitária”, observa.

A palestra de educação sanitária traz temas importantes a serem discutidos com os profissionais que trabalham no ramo como, por exemplo, doenças que podem ser transmitidas através de alimentos, conceitos de contaminação e microbiologia, sanitização e responsabilidade civil, além da importância da higiene e limpeza dos utensílios e local onde é preparado o alimento.

O técnico Fernando Bail, da Vigilância Sanitária, e Guilherme Sérgio Gonçalves, médico veterinário, representaram a Secretaria Municipal da Saúde e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente durante o encontro.

Bail ressaltou a evolução das instalações das cozinhas e a visível dedicação das comunidades em proporcionar alimentos com segurança nas festas e confraternizações. “Cada ano podemos notar a preocupação dos coordenadores com a manipulação e com a origem da matéria prima”. E Gonçalves frisou a importância da prevenção da contaminação dos alimentos. “Há uma faixa de temperatura ideal para a proliferação de microrganismos que precisamos evitar”, observa.

SERVIÇO

Os interessados em agendar novos encontros sobre segurança alimentar podem entrar em contato com a Vigilância Sanitária de Guamiranga, através do E-mail: [email protected] ou telefones: (42) 3438-1167 / 99133-9655 – Fernando e (41) 98764-8204 – Guilherme.

O IV Encontro Técnico contou com mais de 70 manipuladores e ajudantes – Foto: Sec. De Agricultura de Guamiranga

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.