Prefeito de Inácio Martins visita escolas municipais que foram reformas

As obras foram realizadas para receber melhor os alunos no retorno das aulas

Kauana Neitzel

As escolas de Inácio Martins passaram por reforma durante a pandemia, enquanto os alunos estavam no ensino remoto, e na terça (05) o prefeito Junior Benato, juntamente com a secretária de educação Marinalda Fernandes, visitou os locais.
As reformas eram esperadas há bastante tempo pelos profissionais da educação, mas só foram possíveis de ser executadas neste momento. O prefeito explica que nunca tinham um espaço de tempo para fazer intervenções maiores nas escolas municipais. “Desde uma troca de telhado, arrumar um espaço de recreação, um muro, um ambiente mais aconchegante. Agora, por conta da pandemia, inclusive com aplicação do recurso financeiro e um prazo maior, nós conseguimos fazer. Tivemos recurso suficiente para revitalizar todas as escolas”.
“Os ambientes ganharam espaços maiores e revitalizados, alguns telhados foram trocados para que os locais ficassem totalmente isentos de umidade, muitos materias foram comprados para a equipar as cozinhas e refeitórios. A gestão conseguiu dentro da legalidade, com o índice percentual de gastos, revitalizar todas as escolas do município, não só da sede, mas do interior também. Construímos salas de aulas novas, ampliação dos espaços de recreação, além de outros benefícios”, aponta Benato.
A secretária de Educação do município relata que o trabalho foi feito com todo cuidado e carinho para as crianças. “Fizemos a pintura de todo o espaço escolar, conseguimos a compra de vários equipamentos novos. Neste momento, organizamos a escola para recebê-los novamente. Compramos um acervo de livros, materiais para a cozinha, carteiras novas e mesas para refeitórios”, conclui Marinalda.
A professora Adriele Aparecida Nunes comenta que desde que soube da reforma ficou contente. “Fazia tempo que a escola estava necessitando de reforma e pintura, nos animamos bastante. Tanto nós, como os alunos, ficamos felizes com a mudança. É como em casa, quando tem uma pintura muda o astral”.
O retorno das aulas aconteceu de forma gradativa, para que fosse organizada e tomando todos os cuidados. Primeiramente, retornaram os quintos anos, então quarto e terceiro ano, nesta semana voltaram os alunos da Educação Infantil, primeiro e segundo ano. São tomados todos os cuidados, desde o transporte escolar, até a higienização dentro da escola.
“Para o retorno, foi realizado palestras com os pais e elaborado um livro em que explica todos os cuidados com a Covid. Com isso, os pais ficaram mais seguros, muitos que estavam pensando em não mandar seus filhos para a escola preferiram o retorno, pois viram toda a segurança”, explica a professora e pedagoga Rosangela do Rocio Zanardine Mattule.
O próximo passo é a entrega dos uniformes escolares para as crianças, que vai acontecer em novembro, para que os alunos possam começar o ano letivo de 2022 uniformizados.