Secretária de Saúde participa da 3ª Edição do Paraná Rosa

O evento aconteceu em Curitiba, no Palácio do Iguaçu

Esther Kremer

A secretária de Saúde de Fernandes Pinheiro, Emanuelle de Matos, participou do lançamento da 3ª Edição do Paraná Rosa, representando o município e a região. O evento aconteceu na segunda -feira (04), em Curitiba, no Palácio Iguaçu. O tema do encontro foi “Cuide-se, Ame-se, Previna-se”. A secretária faz parte da diretoria do Cosems-PR (Conselho das Secretarias Municipais de Saúde).
Na ocasião, estiveram presentes o governador do estado, Carlos Massa Ratinho Junior, a presidente do Conselho de Ação Solidária e primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa e o secretário de Saúde, Beto Preto.
No evento, foram enaltecidos os trabalhos de toda atenção primária e também o esforço que está sendo feito para recuperar o trabalho na detecção precoce do câncer de mama e de colo de útero.
Além dos encontros nos municípios, o Paraná Rosa também contará com cartilhas sobre os direitos das pessoas com câncer, lançamento de Programa de Garantia da Qualidade das Mamografias, inauguração do laboratório de monitoramento dos exames do colo do útero, no Hospital Universitário do Oeste do Paraná, publicações em mídias sociais que estimulem a mudança de hábitos, autocuidado, alimentação, sono e atividade física, publicação da nota técnica de rastreamento do câncer de mama e do colo do útero.
A secretária da Saúde, Emanuelle de Matos, comentou sobre a cerimônia. “O evento vem para reforçar a busca que sempre tivemos na detecção precose nos casos de câncer de mama e colo uterino”.
O município de Fernandes Pinheiro está com calendário para o mês inteiro,com o objetivo de intensificar as ações voltadas para a saúde da mulher, com foco na prevenção ao câncer de mama e colo de útero. As coletas de preventivo estão acontecendo em todas as unidades de saúde do município, podendo serem agendadas pelas ACS ou equipes de enfermagem.
A prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, comentou sobre a importância do Outubro Rosa. “É um momento de cuidado, de atenção. Estamos com agenda cheia para o mês, todas as atividades estão voltadas para a prevenção ao câncer de mama e colo do útero”, disse a prefeita.
Os cronogramas de atendimentos para exames de Papanicolau, Mamografia, teste de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, estão disponíveis no site e também no Facebook oficial da prefeitura.
Emanuelle explica que estão sendo realizadas investigação nos casos onde existe predisposição genética ou casos de pessoas com câncer na família.
“A saúde da mulher como um todo deve ser atendida durante todo o ano, porém pela campanha temática do Outubro Rosa redobramos as ações, ofertamos horários diferenciados a fim de conseguirmos atingir o maior número possível de mulheres”, disse.
O mês será encerrado com um passeio ciclístico e, desta forma, serão iniciadas atividades referente ao Novembro Azul, visando a saúde do homem. O passeio vai ocorrer no dia 30/10 com saída às 9h, em frente a Secretaria de Saúde, indo até o Iapar/Florestal. Na ocasião, será feito um sorteio de brindes para as pessoas inscritas no evento. Caso chova no dia, a data será remarcada.