Prêmio Colmeia de Ouro – 2021 é entregue para grandes personalidades de Irati

Os homenageados da noite foram a Profª Dorotéa Iantas Miskalo e Dr. Cassio Olavo Carvalho

Esther Kremer

Na noite de sábado (27), aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores a sessão solene de entrega do prêmio Colmeia de Ouro, promovida pela ALACS (Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná). Os homenageados da noite foram Profª Dorotéa Iantas Miskalo e Dr. Cassio Olavo Carvalho.

Compondo a mesa de autoridades estiveram presentes o prefeito de Irati, Jorge Derbli, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Hélio de Mello, o presidente da ALACS, Herculano Batista Neto, o secretário de Cultura de Irati, Alfredo Van der Neut e os dois homenageados.

A noite foi repleta de grandes emoções, com apresentação musical, entrega da Colmeia de Ouro, diversos poemas, trovas e haicais, vídeos de amigos dos homenageados e um da renomada atriz Denise Stokolos. Durante o discurso oficial da Profª Dorotéa e do Dr. Cassio, os presentes no evento puderam conhecer um pouco mais da história de ambos e entender o motivo da premiação.

A Profª Dorotéa Iantas Miskalo, natural de Rio Azul, foi uma das homenageadas da noite, a mesma tem um vasto currículo voltado para o trabalho com o haicai nas escolas e faz parte do Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais. “Eu fico muito contente e emocionada com este prêmio e o dedico a todas as pessoas envolvidas com o trabalho do haicai. O sentimento de hoje é só alegria”, relata a professora.

“Novembro 27 Prêmio Colmeia de Ouro Gratidão a todos” – Dorotéa Iantas Miskalo

O segundo homenageado foi o Dr. Cassio Olavo Carvalho, natural de Prudentópolis, é cardiologista na cidade de Irati e também criador do programa Cineirati, o mesmo comentou sobre o evento: “É um sentimento de gratidão, com certeza vai servir como forma de inspiração para a comunidade, eu me sinto extremamente honrado”, disse.

O presidente da ALACS, Herculano Batista Neto, explica que o prêmio Colmeia de Ouro foi criado em 2004 e tem como objetivo fazer homenagens as pessoas que fazem a diferença nas vertentes defendidas pela Academia. “É de suma importância este evento, estamos homenageando duas pessoas inspiradoras. A Academia se sente honrada e muito feliz de ter propiciado esta homenagem “, disse.

A vice-prefeita de Irati, Ieda Waydzik, mostrou grande satisfação em estar presente no evento e comentou sobre a premiação. “É uma grande alegria estar aqui hoje e estar reconhecendo o talento das pessoas que fazem parte da Academia e dos nossos iratienses. O Drº Cassio e a Profª Dorotéa são pessoas especiais e cada um, dentro do seu segmento, enriqueceram muito a nossa cidade”, disse. Para a vice-prefeita, é muito importante que a cidade reconheça seus artistas e presencie os eventos culturais.

A vereadora Teresinha Miranda Veres esteve presente na cerimônia e também falou sobre a grande emoção que presenciaram. “É muito grande a importância deste evento, que engrandece os nossos artistas, que são pessoas que trazem um trabalho com muita relevância para a cidade. Muito bem escolhidos os homenageados”, finalizou.