Programa “Gerando Amor” retorna encontros presenciais com gestantes

Durante a pandemia, prefeitura manteve entrega de kits para os bebês

Daniela Valenga

Após um tempo sem encontros por conta da pandemia, a Prefeitura de Fernandes Pinheiro, por meio da Secretaria de Saúde, retornou em abril as atividades presenciais do Programa Gerando Amor, no centro da cidade e também na comunidade de Angaí. Gestantes do município participam de encontros com informações e dicas sobre o momento que estão passando. Além disso, ao final, recebem um kit com diversos itens que serão usados pelos bebês.

Mesmo sem os encontros presenciais no momento da pandemia, as gestantes continuaram recebendo o kit. Nele, as futuras mães ganham itens como banheira, cobertor, roupas, fraldas, álcool gel, toalhas e artigos de higiene.

“É um contato direto para dar informações dessa etapa da vida, serviços ofertados, onde buscar ajuda e de qual forma, além de responder dúvidas” – Emanuelle De Matos

Agora, as entregas voltam a ocorrer ao término dos encontros. “É uma forma de estimular a participação e auxiliar com itens de cuidados para o bebê”, explica Emanuelle De Matos, secretária de Saúde do município. A gestante é convidada a participar dos encontros no momento que inicia o pré- -natal na rede de saúde. As atividades são mensais, mas os dias não são fixos.

Para a secretária Emanuelle, o programa é uma forma de criar um vínculo entre as gestantes e as equipes de saúde do município. “É um contato direto para dar informações dessa etapa da vida, serviços ofertados, onde buscar ajuda e de qual forma, além de respon der dúvidas”, aponta.

Entre os temas abordados nos encontros, estão alimentação saudável durante a gestação e pós parto, direitos da gestante, orientações odontológicas, cuidados com o bebê, amamentação, puerpério, atividades físicas, exercícios e dicas para lidar com as dores no momento do parto e apoio psicológico.

O programa existe desde 2005 no município. São diversos profissionais envolvidos nos encontros, como nutricionista, assistente social, fisioterapeuta, educadora física, dentista, enfermeira e psicóloga. Mais informações sobre os encontros podem ser obtidas nas unidades de saúde do município.