Projeto Patrulha Rural irá beneficiar cerca de 800 pessoas em Inácio Martins

Sthefany Brandalise

O Governo do Estado do Paraná desenvolve, desde 2017, o programa Patrulha Rural, que tem como objetivo ajudar os municípios na recuperação das estradas rurais. Este programa é administrado via consórcios administrados pelas Associações de Municípios. E em janeiro de 2023, Inácio Martins teve três comunidades contempladas com o projeto, o que irá beneficiar cerca de 800 pessoas.


O serviço tem previsão de dois meses, e prevê o alargamento de 28 km da estrada principal que liga as comunidades de Góes Artigas, Alemainha e Florestal I e II. Estão sendo feitos também a abertura de bueiros, limpeza da estrada, cascalhamento e levantamento de leito. A obra tem como objetivo facilitar a vida dos moradores, para que os ônibus escolares, carros da saúde e caminhões consigam chegar a essas regiões com facilidade.

A estrada foi escolhida para o projeto levando em consideração o lugar, que produz muita matéria prima para o abastecimento da cidade, além da venda externa do município, tendo assim um maior fluxo de veículos.

“Fico muito orgulhoso por ter feito a Patrulha Rural ser modelo para o estado”

Junior Benato


O prefeito de Inácio Martins, Junior Benato, está acompanhando de perto as obras, e comenta sobre o que é o projeto Patrulha Rural: “O projeto da Patrulha Rural prevê a reabertura das estradas rurais principais, que fazem ligação entre as comunidades. Hoje o serviço é completo, são dez equipamentos que estão na mesma estrada fazendo a execução das obras, levantamento de leito, construção de bueiros, alargamento de vias, escoamento das águas, entre outros. O interior precisa de estradas de boa qualidade, para que transporte escolar, o carro da saúde, venha até essas propriedades, e é isso que a patrulha faz”, disse.


As máquinas usadas na obra são do Governo do Estado em pareceria com o Consórcio Intermunicipal De Desenvolvimento Regional (CONDER), e eles que são o suporte para as obras. “Nós temos um convênio com o CONDER, o Governo do Paraná é o responsável das máquinas, que fazem um convênio com os municípios. Os equipamentos são do governo, o combustível é das prefeituras e a manutenção dos equipamentos também. Já os funcionários contratados são pagos pelo CONDER, que rateia essa despesa. Também coloco equipamentos da prefeitura para suprir essa necessidade”, explica Benato.

Essa já é a terceira rodada do projeto no município de Inácio Martins – Foto: Reprodução

Segundo o prefeito, ele também mantém uma ótima relação com os munícipes, o que é essencial para conseguir realizar as obras como a da Patrulha Rural e atender aos pedidos da população. “A minha relação com a comunidade é a melhor possível, eles me consideram bastante. Um trabalho desses nunca foi executado em uma comunidade dessas, e trazer a obra é mostrar um respeito pela população. Estamos muito satisfeitos com a execução do trabalho, a comunidade está aprovando”, disse.


A população está colaborando com as obras, fazendo a remoção das cercas dos terrenos para o alargamento da estrada. “A comunidade tem cooperado muito bem, nós fizemos uma audiência pública, e todos foram conciliados a tirar as suas cercas. Não tivemos nenhum problema de contestação, ou de mal entendido sobre a retirada, eles já fazem antes para que a gente consiga realizar os trabalhos”, observa.


O prefeito de Inácio Martins foi presidente do CONDER e da Amcespar, e conta que faz cinco anos que o projeto está funcionando, e que a Patrulha Rural é modelo no estado. “Até semana passada eu presidia esse consórcio, e fico muito orgulhoso por ter feito a Patrulha Rural ser modelo para o estado”, comenta.

“Para nós é muito importante, porque nós nunca tivemos uma obra como essa aqui. Os meninos que estão
trabalhando e fazem um ótimo serviço, a estrada ficou boa demais”

Eloir Gonçalvez

Benato também conta que essa já é a terceira rodada do projeto no município, e que se tudo der certo pretende fazer nas demais comunidades que precisam das obras. “Todas as estradas principais que fazem ligação da comunidade a cidade nós fizemos, e para os próximos anos, espero que outras localidades recebam o benefício”, disse.


Os moradores da região estão muito felizes com o resultado das obras. Eloir Gonçalvez, que reside na comunidade de Alemainha, conta que a obra é muito importante para eles, e irá facilitar muito o transporte até a cidade. “Nós nunca tivemos uma obra como essa aqui. Eles alargaram a estrada, cascalharam bem, passaram o rolo, a estrada ficou boa demais. Os meninos que estão trabalhando conversam com a gente, são muito educados e fazem um ótimo serviço”, comenta.


Adilson Machado dos Santos, morador da comunidade Florestal I, diz que, “está ficando uma estrada muito boa, bem larga, é um ótimo trabalho que está sendo feito aqui pela Patrulha Rural. Em dias de chuva demorava muito para secar a estrada devido ao mato que ficava aqui, e isso prejudicava muito, principalmente o transporte escolar”, concluí o morador.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.