Rio Azul receberá recursos do Governo do Estado devido a fortes chuvas

Esther Kremer com informações da AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou na quinta-feira (19) o montante de R$ 1,6 milhão para reforçar o atendimento a vítimas das chuvas no Paraná. O recurso será repassado a 13 municípios com decreto de situação de emergência homologado pelo Estado e que têm pessoas desabrigadas e desalojadas. De acordo com o levantamento, são 2.674 pessoas desabrigadas. Há outros 10 municípios em situação de emergência no Paraná, mas sem famílias nestas condições.


“Estamos muito atentos às necessidades das pessoas atingidas pelas chuvas e tomando medidas constantes para atendimento às famílias e aos municípios”, afirmou Ratinho Junior. O dinheiro deve ser aplicado em compra de cestas básicas, manutenção de abrigos provisórios nos municípios, contratação de rede hoteleira para acolher desabrigados em situação de vulnerabilidade, pagamento de horas extras para servidores que atuam no atendimento às famílias e auxílio-funeral (em caso de morte provocada pela chuva) ou natalidade.


Segundo o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, os recursos recém-liberados devem garantir proteção e acolhimentos às famílias. “Os recursos podem ser aplicados em ações de suporte aos abrigos instalados pelos municípios, contratação de novos serviços, compra de material de limpeza para higienização das residências, quando for possível o retorno para casa”, explicou.


Os municípios que receberão os recursos são Mallet, Mangueirinha, Paula Freitas, Paulo Frontin, Peabiru, Pinhão, Pitanga, Porto Amazonas, Rebouças, Rio Azul, Rio Negro, São Mateus do Sul e União da Vitória.


O prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, falou sobre a dualidade neste período. “A chuva não tem dado trégua para a nossa cidade e é importante que todos estejam em alerta, mas, acima de tudo, nós estamos juntos, firmes e fortes com toda a equipe da Prefeitura para ajudar a população neste momento”, disse em vídeo nas redes sociais.


Outras medidas
O Governo do Estado, por determinação do governador Ratinho Junior, acolhe em hotéis e pousadas pessoas desabrigadas pelas chuvas, com prioridade para idosos, pessoas com deficiência ou problemas de mobilidade, gestantes ou em alguma outra situação de vulnerabilidade. Até agora, foram transferidos para a rede hoteleira 22 moradores de São Mateus do Sul, 38 de União da Vitória e 16 de Rio Negro.


Para dar suporte aos municípios, Ratinho Junior também anunciou R$ 30 milhões em créditos emergenciais para serem usados, principalmente, na recuperação de estradas rurais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.