Saúde de Inácio Martins inaugura polo para atender demandas do interior

Qualquer pessoa que resida na área rural tem direito a receber atendimento na unidade

Kauana Neitzel

A Secretaria Municipal de Saúde de Inácio Martins inaugurou, na última semana, um polo das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do interior para atender as localidades do município. O espaço está localizado no início da Rua Rozendo da Costa Cristo, em frente ao Rotary Club, antigo centro Covid. O objetivo é ter uma referência para os moradores do interior e não precisar sobrecarregar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e que seja um local de atendimento quando o médico não estiver na comunidade.
A iniciativa de criar uma Unidade Básica de Saúde para atender as comunidades do interior partiu da secretária de Saúde, Sandra Daniel. Segundo a mesma, o local no perímetro urbano busca atender as demandas da população do interior, como orientações, atualização de receitas, informações sobre o cronograma de atendimento médico, de enfermagem e vacinação.
“Quando assumi a Secretaria de Saúde em janeiro deste ano, acabei identificando que o pessoal do interior vem muito para a cidade, especialmente no Pronto Atendimento, procurando serviço de saúde. As equipes do interior têm um cronograma fixo para os atendimentos nas UBS, se a pessoa precisar de atendimento e o médico não estiver na unidade, eles vêm para a UPA e isso acabava sobrecarregando a equipe. A ideia foi ter um local de referência na cidade, considerando que muitas pessoas preferem este atendimento no centro, por conta de já vir realizar outras questões e buscam o atendimento no mesmo dia”, explica a secretária.
A equipe está disponível todos os dias da semana para atendimento de receita, orientação, vacina e outras questões relacionadas ao atendimento básico. Dois dias da semana, segunda e sexta-feira, tem atendimento médico no polo. E de segunda a sexta-feira há uma equipe para atender as demais demandas da comunidade.
Qualquer pessoa que resida no interior tem direito a receber atendimento na unidade. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h, todos os dias úteis da semana.