Secretária de Saúde de Rio Azul e médico orientam sobre situação da Covid-19

Cristiana Schvaidak e Dr Danilo Burko informaram o atual momento do município em relação à doença e sobre o sistema de saúde no Paraná

Nos últimos 15 dias, Rio Azul teve um crescimento de 1000% nos casos da Covid-19, é o que informa a secretária de Saúde do município, Cristiana Schvaidak. São cerca de quatro a cinco casos por dia confirmados. Até o momento, 28 pessoas estão com o vírus ativo e 51 aguardam confirmação do exame.

A secretária e o diretor técnico do hospital São Francisco de Assis, Dr. Danilo Burko, fizeram um vídeo nas redes sociais para orientar a população dos cuidados e qual a situação do município em relação aos casos da doença e do sistema de saúde do Paraná.

No vídeo, Dr. Danilo Burko esclarece que no hospital há três leitos de enfermaria para Covid-19 e um para isolamento, em que cuidam de pacientes com a doença em estado leve e moderado, caso eles evoluam para um quadro grave e precisem de UTI, serão transferidos para o hospital de referência, porém, neste momento, não há vagas nos hospitais da região e nem no Paraná para UTI.

Em Rio Azul, um paciente está internado e evolui bem da doença, porém, estava em estado moderado para grave e aguardava a transferência há quatro dias, mas não conseguiu. “Casos graves, que precisam ser entubados, nós não podemos manter aqui por muito tempo, porque exige alguns equipamentos próprios, como respiradores que possuímos apenas um, uma central de gases, entre outros, e isso dificulta muito”, disse o diretor.

Burko explica que as estatísticas da Covid-19 são que do total de casos confirmados de 10 a 20% precisarão ser hospitalizados, e cerca de 5% precisarão de UTI, e 2% podem evoluir para óbito ou ficar com sequelas graves da doença.

“O momento é de pedir total compreensão de todos. A gente sabe e entende o momento econômico que isso gera, mas a questão da saúde é bastante importante neste momento. Precisamos nos cuidar porque a situação do sistema de saúde já está em colapso, talvez não aqui em Rio Azul, mas na região, sim, e no estado também”, disse Dr. Danilo.

A Secretaria de Saúde também alerta a população. “É muito importante manter as medidas de segurança até que a vacina chegue. O prefeito assinou um termo de interesse de adesão para comprar as vacinas, mas não sabemos quando vamos poder fazer isso. O melhor ainda é a prevenção, uso da máscara, evitar aglomerações, evitar viajar, nem que seja para cidades vizinhas. Depende de nós”.

Para denunciar situações em que não há cumprimento do decreto a pessoa pode ligar na Polícia Militar nos telefones: (42) 3463-1728 e (42) 99901 8877. Já para denunciar aqueles que não cumprem o isolamento domiciliar pode ligar no (42) 99125 6089, para o plantão da epidemiologia.