Chuvas vão permanecer até o fim de semana no Paraná

Sthefany Brandalise, com informações da SIMEPAR

O tempo se mantém bastante instável e chuvoso nesta semana no Paraná, pois a frente fria ainda influencia as condições atmosféricas no estado. Com isso, chuvas são esperadas em todas as regiões, com acumulados que devem ser significativos.

A previsão é de chuva a qualquer hora do dia em todas as regiões, embora com distribuição irregular. Em alguns momentos a chuva pode ser forte e acompanhada de muitos raios. O acumulado de chuva entre o oeste e o sudoeste já começa a ficar mais expressivo em várias cidades, atingindo o somatório entre 50 mm e 100 mm.

Lizandro Jacóbsen, meteorologista do SIMEPAR, conta que teremos uma semana chuvosa. “A chuva ocorre de forma isolada, porém atinge mais os municípios da área de divisa com Santa Catarina. Entre os Campos Gerais e o Centro-Sul também há chuva, mas ainda mais localizada. Nas demais regiões do Estado há bastantes nuvens, mas sem chuva significativa. É só o começo de um período chuvoso, pois teremos uma semana de muita chuva nas regiões paranaenses”, conta.

Na primavera são esperadas a atuação dos chamados Sistemas Convectivos de Meso escala (SCM), que são aglomerados de nuvens de tempestade que se formam na região do Paraguai e adentram no Paraná ou se desenvolvem no estado. Essa estação favorece a ocorrência de eventos meteorológicos severos, como rajadas de ventos fortes, granizos, grande quantidade de raios e chuvas volumosas.

Fernando Mendonça Mendes, meteorologista do SIMEPAR, explica que as chuvas estão se deslocando mais para o sul.  “Tempo instável no Paraná, mas com chuvas mais significativas a partir do setor oeste. Com dados dos radares meteorológicos do Simepar, nota-se a concentração de áreas de chuvas no oeste, próximo à Argentina e Santa Catarina. Estas chuvas estão com deslocamento mais para sul”, finaliza.

ACOMPANHE A PREVISÃO DO TEMPO DA SUA CIDADE

As temperaturas apresentam pouca oscilação na maioria das regiões paranaenses. Em Irati, a mínima é de 13° e a máxima de 22°, com probabilidade chuva de 97%; Em Inácio Martins, a mínima é de 12° e a máxima de 21°, com probabilidade chuva de 97%; Já em Rio Azul, a temperatura varia entre mínima de 12° e a máxima de 23°, com probabilidade chuva de 97%; Em Rebouças, a mínima é de 13° e a máxima de 23°, com probabilidade chuva de 97%; Já em Imbituva, a temperatura varia entre mínima de 13° e a máxima de 23°, com probabilidade chuva de 97%; Em Prudentópolis, a mínima é de 14° e a máxima de 23°; Fernandes Pinheiro, a temperatura varia entre mínima de 13° e a máxima de 23°, com probabilidade chuva de 97%; E em Guamiranga, a mínima é de 13° e a máxima de 23°;  até sábado (15).

No domingo (16), a temperatura deve aumentar em todas as regiões, oscilando entre a mínima de 14° e máxima de 25°, com probabilidade de ocorrência de chuva de 0%.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.