Inaugura

Confira mais um Papo Confidencial, com participação especial de Rosinha

O prefeito Jorge Derbli e a secretária de Educação, Jandira Girardi, inauguraram a nova sede da Secretaria de Educação de Irati. A obra havia sido abandonada pelo ex-prefeito Odilon (PT) e o local era utilizado por usuários de entorpecentes. A obra estava toda depredada e foi recuperada para dar um uso digno e responsável ao local, abrigando a Secretaria, que ficou com uma estrutura invejável. A recuperação aconteceu com recursos próprios da Secretaria de Educação.

Zaqueu é 10

O vice-prefeito e pré-candidato a prefeito de Imbituva, Zaqueu Bobato, assinou na terça-feira (26) como filiado do Republicano, partido pelo qual deve disputar a eleição. A cerimônia, que aconteceu em Curitiba, também teve a presença da “eminência parda” do Republicanos, o primeiro secretário da ALEP deputado Alexandre Curi. Zaqueu também trouxe para a leganda a vereadora e presidente da Câmara, Duda Goedel.

Hospital

Enquanto a concorrência tenta “tirar farofa” do drama do Hospital de São Mateus do Sul, a prefeita Fernanda Sardanha mostra que está tomando as atitudes corretas. Nesta semana, uma reunião de vários órgãos ligados ao assunto referendaram que a prefeita tomou as atitudes corretas perante ao fechamento e reabertura do Hospital.

Condenado

O vereador Adão Kosteski Primo, o Adãozinho, que faz uma oposição ferrenha à atual administração de Osnei Stadler, colocou seu nome como candidato a prefeito pelo PSB de Prudentópolis. Ocorre que Adãozinho é condenado em segunda instância e já está próximo a fase de cumprimento de sentença, que consta nos autos com privação de liberdade. Resta saber se Adãozinho poderá registrar a candidatura ou isso é apenas movimento político? Inclusive, o slogan do post foi bem sugestivo.

Previsão

O governador Ratinho Junior tem agenda prevista para vir à Irati no dia 4 de abril para inaugurar a Cidade do Idoso, o primeiro complexo construído no Paraná neste formato. A obra teve mão da deputada Leandre e também do deputado Ademar Traiano. Recentemente, o prefeito recebeu um recurso da Itaipu para compra do mobiliário. O complexo vai atender outras cidades próximas à Irati.

E O PL?!?!

O PL de Rebouças é um caso à parte, diz Rosinha. Após o vereador e ex-prefeito Claudemir Hertel conseguir articular o partido junto com o deputado federal Giacobo, que tem o mando da legenda no estado, com a condição de que seria candidato à prefeito, foi surpreendido na reunião realizada na última quinta-feira (21). O presidente do PL em Rebouças, Paulo Pszedimirski Junior, anunciou que Mirian Castagnoli, esposa do professor Cleto, é a candidata à prefeita pelo partido.

Mas não é tudo!

Rosinha, que assuntou mais do que devia, soube que já na manhã da sexta (22), o professor Cleto e sua esposa Mirian, até então candidata à prefeita pelo PL, foram visitar o vice-prefeito Fabio Chiqueto. A visita tinha o intuito de oferecer Mirian Castagnoli como vice na chapa de Chiqueto. A Rosinha pergunta: como que pode um dia ser candidata à prefeita e no outro já estar oferecendo a candidatura? “Pode isso Arnaldo?”

E Claudemir?

E como fica Hertel, ex-prefeito que articulou o fortalecimento do PL em Rebouças? Claro que Claudemir não é de se matar com o dedo e já tem abrigo em outro partido caso necessário. Mas um movimento que nasce com certos contornos de viabilidade já trazidos à tona de várias maneiras é uma possível dobrada, tendo Fábio Chiqueto como prefeito e Claudemir como vice. As possibilidades acontecem porque somam núcleos de votos diferentes, situação e oposição. E não estranhem se esta dobrada ainda não fosse apadrinhada nos bastidores pelo alcaide Zak. Mas permanece, até então, os quatro candidatos na disputa: Claudemir, Fábio, Laércio e Mirian.

Desaprendeu ou má fé?

O vereador Eder da Saúde parece que esqueceu tudo o que aprendeu e o que pregava enquanto atuava e foi secretário de Saúde. Eder tem dado discursos inflamados na Câmara de Vereadores buscando sensacionalizar os problemas. Mas, por outro lado, tem levado algumas invertidas de pessoas que tem conhecimento maior ou igual ao dele e o tem enfrentado em seus discursos. Foi o caso da Maria José Mandu, diretora Executiva do Consórcio de Saúde e do Dr Rodrigo Lagos, Coordenador Médico do SAMU que fizeram um demonstrativo e da debateram o assunto a altura, com o vereador.

Apoio

O pré-candidato Emiliano Gomes (PSD) recebeu, na noite desta segunda (25), o apoio de dois partidos para sua pré-candidatura. Emiliano manteve a posição de ficar no PSD e confiar na palavra do governador Ratinho Junior. O Republicanos de Irati e o PRD oficializaram apoio numa reunião com vários filiados. O PP, que tem condução do ex-deputado Evandro Roman, também manifestou apoio a Emiliano. Agora é a fase de definição.

“É linha de outra pipa”

João Orestes Fenquer

Reboliço

A política em Rebouças tem contornos de loucura, mas quem deve estar perdendo os cabelos por lá, segundo me comentou a Rosinha, é o prefeito Zak. É que a situação que estava praticamente definida, agora abriu variantes. Rosinha contou que o candidato da situação seria Fabio Chiqueto com Laercio Cipriano de vice.

Contra Zak

Mas Laercio se mobilizou, inclusive, contra as orientações do alcaide Zak e isso aconteceu depois do acordo estar quase fechado. Laercio recebeu uma pesquisa encomendada por Romanelli e as pessoas que orbitam em torno dele lhe mudaram os pensamentos. O que parece é que Laercio Cipriano se sente acima do bem e do mal.

Por outro lado

Por outro lado, Fábio Chiqueto, agora, está colocando seu “tutano” à prova. Fábio não arredou o pé, está mantendo sua candidatura e já abriu o processo da indicação do vice. O interessante é que Laercio está descartando velhos companheiros que, dentro da sua radicalidade, não o servem e, claro, que este time está somando as forças com Chiqueto, que engrossa suas fileiras. Curiosamente, recebeu inclusive uma sugestão de vice que viria de dentro do “núcleo” de Laércio. Fábio procura agora, com este movimento, mostrar seu lado de centro-direita, se afastando da esquerda, movimento que faz a maioria da população reboucense.

Ardido

O deputado estadual Hussein Bakri, líder do governo Ratinho Junior na Assembleia, está “ardido” com algumas informações falsas que tem sido disseminadas em Mallet, referente ao asfalto entre Mallet e Rio Claro do Sul. Rosinha viu um vídeo que o deputado deixa claro sua indignação com um ex-deputado da região, que não se elegeu, mas usa informações falsas para confundir a população e tirar proveito eleitoral.

Ardido II

O deputado Hussein explica em uma entrevista que a forma de viabilizar o dinheiro para obra seria por partes. Hussein diz que se tiver um projeto do trecho, fica mais fácil de se construir. A ideia é fazer por trecho, assim se conseguiria mais fácil atender a demanda. Mas é preciso entender que é uma obra cara e precisa muito esforço para sensibilizar o governo a libera-la.

“04/04”
Agenda do Governador Ratinho Junior para Irati

Desavenças

O Hussein e o ex-deputado Bacil tem se alfinetado há muito tempo. Hora seja pelas disputas eleitorais, hora seja pelo que se fala nos bastidores. Mas a cada dia o caso tem ficado mais complicado e a conversa mais áspera. Embora não tenha dito nomes, é sabido que Hussein tem rechaçado as falas de Bacil que afirmam na comunidade que haveria dinheiro para obra. Bacil também tem criado situações em São Mateus do Sul para a prefeita Fernanda, que é sua oposição. Hussein disse em Mallet que vai solicitar via ofício que Bacil informe a fonte do dinheiro para fazer o asfalto. Parece que a máscara vai cair!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.