Primeiro de Abril

Confira mais um Papo Confidencial

O prefeito Jorge Derbli disse, a este colunista, que para muitos o dia 1º de abril é o Dia da Mentira, mas para alguns membros da sua administração será o Dia da Verdade. Desta forma, ele demostrou que pretende, nesta data, fazer algumas mudanças em seu secretariado. “Preciso de mais dinamismo nas Secretarias e para isso vou fazer algumas mudanças no secretariado”.

Aviso aos navegantes

O aviso aos navegantes é para mais de uma Secretaria, provavelmente quatro. Derbli não deixou explicito se as quatro sofrerão alterações ou apenas reflete seu descontentamento. Algumas já estariam no seu radar a tempos, mas foi postergando. Derbli quer mais dinamismo e cobra que os secretários saibam na ponta da língua o que acontece “no seu quadrado”. Quem sabe não sejam duas secretárias e dois secretários.

Mais duas

Mas isso não impediu que o prefeito Jorge Derbli ampliasse o número de Secretarias. Segundo ele, não existe dinheiro novo, mas será apenas realocado no orçamento, criando duas Secretarias novas a de “Habitação” e do “Bem-Estar Animal”. Ambas com certo embasamento validada pelos vereadores. Inclusive, o presidente da casa, vereador Helio de Mello e o líder do prefeito, Nei Cabral, elogiaram sua criação.

Investimentos

No final de fevereiro, o secretário de Infra, Sandro Alex, junto do deputado Alexandre Curi estiveram em Imbituva para autorizar o prefeito Celso e o vice Zaqueu a licitar a pavimentação da Vila Brasil, um dos bairros que mais precisa de infraestrutura no município. Junto do Jardim Carvalho, os investimentos somam, aproximadamente, R$ 12 milhões. Na foto, ainda está o presidente da Câmara de Vereadores.

“Parabéns, Dedé! Você é um dos poucos secretários competentes que existe dentro deste município!” – Vereador Batatinha

Pesquisa

O líder do governo, deputado Hussein Bakri, comemorou os números da primeira pesquisa realizada em 2022 pela empresa Radar, que aponta Ratinho Junior como o preferido para as eleições de outubro. Ratinho aparece com 51%, o que coloca como vencedor já no primeiro turno das próximas eleições. Em segundo lugar, muito atrás, com 19% aparece Roberto Requião e Cesinha Silvestre apareceu apenas com 3%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o n 02644/22.

Enfraquece


Na matéria da semana passada, foi comentado que a região da Amcespar poderia ter quatro candidatos a deputado estadual. O problema de várias candidaturas de uma mesma região mostra a necessidade de representantes locais nas esferas de governo. Por outro lado, a falta de articulação entre ambos e o excesso de candidatos dificulta a chance de eleição. No entanto, também a população acaba perdendo porque deputados que trazem recursos para região não tendo retorno nas urnas acabam sendo desestimulados a representarem seus municípios perante o governo.

Enfraquece II


Neste mandato, a região está sendo representada por deputados que têm maior expressão na região e têm conquistado obras importantes para municípios. Se destacam, Hussein Bakri (PSD), líder do governo, Alexandre Curi e Artagão Júnior, atualmente no PSB, Nelson Justus do União Brasil, além de Romaneli, com menos intensidade, mas todos da base de Ratinho Junior.

Inaugurando

O prefeito de Prudentópolis, Osnei Stadler, recebeu o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, para inauguração do ESF Vereador Francisco Klososvki, se aproximando, assim, da marca de 100% da coberta de Saúde Básica. A obra aconteceu devido a atuação do deputado Ademar Traiano. Quem estava lá também foi o ex-prefeito Adelmo, que realiza período sabático. O nome do posto, foi proposto pelo Vereador Maurício Bosac.

Habitação

A Secretaria de Habitação é justificada pela criação do programa PROHABI que levanta recursode R$ 3 milhões através de empréstimo junto ao FINISA para construção de casa de baixa renda. Ainda com a criação desta Secretaria, segundo o prefeito Derbli, possibilita uma busca com maior ênfase na construção de mais habitações para Irati. Para o cargo de secretário, o prefeito não falou em nomes, mas é normal que Robertinho Sequinel assuma, uma vez que já está atuando no setor.

Bem-Estar Animal

Já a Secretaria de Bem-Estar Animal tem a função de organizar o setor, que tem muito por fazer. O departamento estava anexo à Secretaria do Meio Ambiente, a mesmaestá criando o Conselho do Bem-Estar Animal sob a tutela do prefeito. As alterações aconteceram com o funcionamento do Castramóvel que estará na nova Secretaria. O equipamento está parado a mais de dois anos. Ainda não há nome para o cargo, mas o secretário ou secretária deverá usar da criatividade para gerenciar os conflitos da ONG Amigo Bicho e outros setores periféricos.

"51%"

Índice na pesquisa que coloca Ratinho Jr vencendo as eleições no primeiro turno.