Entenda o que é Sinusopatia, os tipos, causas, sintomas e tratamentos

A sinusopatia é uma inflamação ou inchaço do tecido que reveste os seios da face

Dr. Bruno L. Alencar

Otorrinolaringologista

CRM 18299 RQE 13511

Na sexta-feira (27), vimos a primeira parte sobre o assunto Sinusopatia e nesta semana, vamos continuar o assunto e entender o que causa a doença e quais são os tratamentos adequados.


O que causa a sinusopatia?


• Causas anatômicas – tais como um desvio de septo ou hipertrofia de cornetos;
• Causas inflamatórias e infecciosas – Resfriados comuns, infecções bacterianas, viral e fúngica, bem como rinite alérgica e pólipos nasais;
• Transtornos do desenvolvimento – como a fibrose cística;
• Tumores no nariz e nos seios da face – esses podem bloquear caminhos críticos de drenagem;
• Sistema imunológico fraco devido a doenças ou medicamentos.
• Para bebês e crianças pequenas, passar o tempo em creches, usando chupetas ou mamadeiras enquanto está deitado pode aumentar as chances de contrair sinusopatia.
• Para adultos, fumar aumenta os riscos de infecções nos seios da face. Se você fuma, você deve parar. Fumar é prejudicial a você e às pessoas ao seu redor.

Quais são os sinais e sintomas da sinusopatia?

Os sinais e sintomas comuns de sinusopatia incluem:
Gotejamento pós-nasal:
Secreção posterior produzida pelas células do tecido mucoso do nariz. Normalmente é percebido somente se sua produção está aumentada ou piora à noite quando não estamos engolindo ou falando. Muitos pacientes acordam relatando sintomas como pigarro e secreção espessa no escarro da manhã.
Secreção nasal (catarro): essa secreção pode ser clara, amarela ou esverdeada. Se o catarro estiver tingido de vermelho ou marrom, pode conter resquícios de sangue. No entanto, se você estiver vendo muito sangue com muita frequência e de maiores volumes, procure imediatamente pelo atendimento especializado otorrinolaringológico.
Pressão facial: Principalmente ao redor do nariz, olhos e testa. Dor de cabeça, dor nos dentes e também dor de ouvido.
Febre, tosse, halitose (mau hálito), cansaço, tontura, ouvido entupido e zumbido também são sintomas. Os sintomas da sinusite podem piorar durante a noite, as razões são várias e inter-relacionadas.

Como saber se tenho sinusopatia?

Um estudo da Universidade do Michigan mostra que 99% dos diagnósticos de sinusite crônica por não especialistas estão errados.O otorrinolaringologista fará muitas perguntas de modo a desenvolver um histórico médico e descobrir seus sintomas. Ele também fará um exame físico. Durante o exame, o médico examinará seus ouvidos, nariz e garganta quanto a qualquer inchaço, drenagem ou obstrução.

Qual é o tratamento para sinusopatia?

Existem dois tipos de sinusite. A de curto prazo, ou aguda, em que a sinusite aparece e então se dissipa em questão de dias ou semanas. A de longo prazo, ou crônica, em que a sinusite continua por meses ou retorna com frequência.A maioria das sinusites de curto prazo pode ser tratada por meio de medicamentos. Mas se nenhum tratamento funcionar para você, a cirurgia dos seios da face será sua única opção.
Tratamento Médico
A sinusite aguda pode ter os mesmos sintomas de um resfriado e, em muitos casos ir embora por conta própria. Seu médico pode sugerir que você tome um descongestionante comum para aliviar seus sintomas.
Se sua sinusite persiste por mais de uma semana, a causa pode ser bacteriana. Neste caso, seu médico pode prescrever antibióticos.
Normalmente, a primeira tentativa envolve tratamentos médicos. Em geral, seu médico irá sugerir cirurgia somente se não houve sucesso com todos os outros tratamentos para o alívio de seus sintomas.Os três tipos mais comuns de operações dos seios da face são:
• Etmoidectomia- ajuda a limpar os seios da face localizados entre os olhos e a ponte nasal.
• Antrostomia maxilar- ajuda os seios da face localizados atrás das maçãs do rosto a fazer uma drenagem mais eficaz.
• Septoplastia motorizada com turbinoplastia – ajuda a desobstruir dificuldades respiratórias causadas por um septo nasal desviado ou torto e por conchas nasais alargadas (hipertrofia de cornetos).


Que complicações estão associadas à sinusopatia?

Embora não aconteça com muita frequência, as infecções dos seios da face não tratadas podem ser fatais, causando meningite ou infectando o cérebro, os olhos ou os ossos próximos. A meningite é uma infecção das membranas (meninges) que cobrem o cérebro e a medula espinhal.