Maioria dos Prefeitos da Amcespar declaram apoio a reeleição de Bolsonaro

Nilton Pabis

Os prefeitos da AMCESPAR se manifestam em apoio ao segundo turno das eleições para presidente do Brasil. Dos 10 prefeitos, sete se manifestaram diretamente pelo apoio ao atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). Além de seguir a posição do governador Ratinho Junior, eles têm motivos próprios para manifestar.
O governador reeleito, Carlos Massa Ratinho Junior, já declarou apoio ao atual presidente no segundo turno. Segundo ele, Bolsonaro foi chefe do Executivo que mais investiu no Paraná nos últimos 30 anos.
Os prefeitos Celso Kubaski, prefeito de Imbituva e Lula Thomaz, prefeito de Teixeira Soares, preferiram não se manifestar no momento e o farão em tempo oportuno. Kubaski afirmou que votou e votará em Bolsonaro, mas se expressará mais próximo do segundo turno. Lula Thomaz também afirmou que deve se manifestar na sequência. Já o prefeito de Rebouças, Luiz Everaldo Zak, não atendeu nossas ligações e mensagens. Lembrando que Zak era prefeito petista e por conveniência filiou-se ao PSD, do governador Ratinho Junior.
Veja agora como pensam os demais prefeitos:

Jorge Derbli – Prefeito de Irati

“Nosso município conquistou muitas obras vindas do governo Bolsonaro como as pavimentações no interior. O asfalto do Pinho aconteceu porque houve um olhar voltado para quem mora e trabalha no campo. Também, os investimentos na saúde e na assistência social foram diferenciais pela preocupação com menos favorecidos. O meu apoio é para que estes recursos continuem vindo para Irati e região”.

Marcelo Leite – Prefeito de Guamiranga

“Bolsonaro defende os valores da família e o direito à vida. Temos um país livre e em crescimento, principalmente no agronegócio, onde Guamiranga tem sua principal força.”

Osnei Stadler – Prefeito de Prudentópolis

“Bolsonaro é parceiro de Prudentópolis. Nossa cidade cresceu a olhos vistos em vários aspectos, mas foi na pavimentação, estruturas de água para o interior e, também, recursos no setor da saúde vieram com mais facilidade no governo Bolsonaro, que recebe meu apoio para reeleição”.

Moacir Szinvelski – Prefeito de Mallet

“O Bolsonaro é um presidente que prezou os valores da família e apoiou os pequenos municípios. São recursos importantes para que os pequenos agricultores, fumicultores, que são expressivos em nossa região, tenham o amparo e tranquilidade para produzir. O alinhamento entre municípios e governo é outra condição. Bolsonaro propiciou esta fase para os gestores municipais”.

Cleonice Schuck – Prefeita de Fernandes Pinheiro

“Apoio o presidente Bolsonaro por acompanhar todo o trabalho desenvolvido no país durante seu mandato. O grande apoio que os municípios tiveram durante a pandemia, com recursos para a saúde e compensação tributária, que auxiliou para mantermos o atendimento a nossa população. Pelo projeto de governo, valorizando a Pátria, a Família e a Liberdade. Pelos valores e o respeito aos cidadãos”.

Junior Benato – Prefeito de Inácio Martins

“Inácio Martins, o Paraná e o Brasil precisam continuar em um rumo de desenvolvimento. Para isso, é muito importante que o presidente Bolsonaro continue à frente do país por mais um mandato. A transformação nos municípios acontece na continuidade de bons governos e Bolsonaro tem feito a diferença. O combate a corrupção é um ponto importante na permanência de Bolsonaro no Governo”.

Leandro Jasinski – Prefeito de Rio Azul

“Tive a satisfação de ter contato pessoal por duas vezes com Bolsonaro. Mas é o trabalho dele pela agricultura nos pequenos municípios que leva o meu apoio. Principalmente, no que diz respeito à fumicultura, que permitiu que os produtores trabalhassem sem pressão, como a convenção quadro, que tinha como objetivo acabar com o cultivo do tabaco. O governo Bolsonaro permitiu uma reconstrução do país, valorizando o homem do campo e por defender valores e princípios que eu também defendo, como a família, religião e a vida”.

NÚMEROS

Bolsonaro cresce e está em empate técnico com Lula, mostra Paraná Pesquisa

Paraná Pesquisa foi o Instituto que mais se aproximou do resultado no primeiro turno

Após um primeiro turno em que vários institutos de pesquisa erraram nos números do candidato Jair Bolsonaro, o Instituto Paraná Pesquisas, um dos que mais se aproximou do resultado entregue pelos eleitores nas urnas, apresenta o resultado da primeira pesquisa realizada para este segundo turno.

A disputa está acirrada, mostra a pesquisa realizada pelo instituto nesta semana em todo o Brasil. A Pesquisa foi registrada no TSE para o cargo de Presidente e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR-08438/2022, segundo a Resolução – TSE n.º 23.600/2019.

Foram ouvidos 2020 eleitores em entrevistas pessoais, com eleitores a partir de 16 anos, em 26 Estados e Distrito Federal, em 162 municípios brasileiros, entre os dias 08 e 12 de outubro de 2022, sendo auditadas simultaneamente à sua realização em, no mínimo, 20% das entrevistas. O grau de confiança foi de 95%, com uma margem de erro de 2.2 % para mais ou para menos.

Na pesquisa espontânea, onde não se aponta o nome dos candidatos, os eleitores que não souberam responder e se apresentam como indecisos somaram 12.8%. Quem votaria em branco ou nulo ou em nenhum dos candidatos foram 5.4%. Nesta pergunta, Lula aparece com 42.6% e Jair Bolsonaro com 39.2%.  Uma diferença de apenas 3,4%, resultado muito diferente do que os outros institutos apontaram.

Já na estimulada, onde se apresenta os nomes dos candidatos, os indecisos já caem para 3,6%, brancos e nulos 4.8%. Lula tem 47.6% das intenções de votos, enquanto Bolsonaro tem 44.1%. A diferença entre os candidatos é de 3.5%, praticamente a mesma diferença da espontânea.

Quando a pergunta é: se o segundo turno das eleições para Presidente do Brasil fosse hoje entre Jair Bolsonaro e Lula / Lula e Jair Bolsonaro, em quem o(a) Sr(a) votaria?  Nesse cenário, é realizado sem os votos branco, nulos e indecisos. Ainda assim o resultado mostra Lula na frente com 51,9% e Bolsonaro com 48,1% sendo a diferença 3,8%.

O Paraná Pesquisa também sondou a rejeição dos candidatos. Bolsonaro lidera com 49.3% seguido de Lula com 45,4%. Indecisos 3.9% e 3.7% dos entrevistados poderiam votar nos dois.

Diferença pode ser de apenas 1.5 milhões de votos

ANÁLISE

Os números apontam um novo cenário. Após os outros institutos apontarem diferenças não justificáveis nos números de Bolsonaro no primeiro turno, o Paraná Pesquisa, do renomado Murilo Hidalgo, vem acertando o placar das eleições há vários anos. Por isso, ele mostra uma curva de crescimento de Bolsonaro que o coloca como vitorioso no segundo turno, com um placar muito justo. Mas quem vai definir as eleições são os indecisos e é aí que o Paraná, através do Governador Ratinho Junior, tem um papel fundamental. Ele tem a missão de aumentar a vantagem que o Paraná deu a Bolsonaro. Outro fator que ajuda Bolsonaro é o crescimento em São Paulo, Minas e mesmo no Nordeste. As estratégias estão no bate e rebate para brigar numa diferença muito pequena de votos. Estrategistas apontam em apenas 1.5 milhão e meio de votos. Mas a reclamação, no geral, é o excesso de agressões e a falta de discutir os problemas do Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.